Minha conta
    Cannes 2014: Protestos e greves afetam o festival

    De olho na visibilidade do evento, sindicatos resolvem protestar nos primeiros dias do festival.

    Grandes eventos trazem grandes responsabilidades, e também são a vitrine perfeita para quem deseja protestar. Se no Brasil diversos sindicatos têm aproveitado a proximidade da Copa do Mundo para reclamar por melhores salários ou condições de trabalho, o mesmo acontece por aqui.

    Sete sindicatos franceses convocaram uma greve geral para o dia de ontem, o que fez com que diversos voos fossem atrasados ou até mesmo cancelados. Quem conseguiu chegar ao aeroporto de Nice ainda teve que enfrentar uma manifestação de taxistas locais, que protestavam contra a implementação definitiva de um novo serviço de transporte para Cannes. Até então, este modelo apenas funcionava durante o festival.

    Os manifestantes tinham a intenção de organizar uma caravana de táxis rumo a Cannes, com o objetivo de parar o trânsito da cidade para chamar a atenção da mídia mundial. Entretanto, a polícia local impediu que a ideia seguisse adiante.

    Outro protesto relacionado ao festival aconteceu pouco antes de sua realização, quando a associação francesa de tradutores em língua inglesa decidiu boicotar o filme L'Homme qu'on Aimait Trop, dirigido por André Téchiné, que será exibido fora de competição em Cannes. O motivo foi a oferta feita pelos produtores franceses de pagar apenas um quarto do estipulado pelo sindicato local para que a legendagem em inglês fosse feita. Neste caso, o protesto já surtiu efeito: os produtores negociaram com a associação e entraram em acordo.

    Fonte: The Hollywood Reporter

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top