Minha conta
    Cinema nacional vai brilhar no 15º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

    O Som ao Redor, Colegas e A Busca são alguns dos títulos que irão disputar o Voto Popular no festival que começa amanhã, levando a produção nacional para o mercado internacional, além de prestar homenagem ao cineasta Cacá Diegues. Veja como vai ser o evento.

    por Roberto Cunha

    Programado para acontecer entre os dias 16 e 23 de abril, começa amanhã a 15ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, com o espírito de levar o cinema do Brasil para o público francês e, claro, divulgar a nossa "marca" no exterior. Neste ano, o evento retorna para o tradicional cinema L’Arlequin e vai homenagear o cineasta Cacá Diegues, exibindo 10 filmes.

    A abertura do evento vai contar com a presença do diretor Breno Silveira apresentando “Gonzaga - de Pai para Filho e, ao todo, serão sete títulos na Mostra Competitiva decidida pelo Voto Popular. Entre eles, estão os recentes “A Busca, “Colegas e “Juan e a Bailarina”, dirigido por Raphael Aguinaga, que conversou há poucos dias com o AdoroCinema. O cineasta Kleber Mendonça Filho estará lá com o premiado O Som Ao Redor e Juliana Reis também leva o seu longa Disparos.

    Fora da competição, estão previstos dois lançamentos mundiais: Histórias de Arcanjo, de Bruno Quintella e Guilherme Azevedo, sobre trajetória do jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002, e “Viramundo”, longa de Pierre-Yves Borgeaud, que acompanha uma turnê internacional de Gilberto Gil.

    O retorno para o LArlequin foi muito comemorado pela realizadora Katia Adler, que também faz o Brazil Film Festival (Toronto) e o Festival du Film Brésilien de Montreal, em Montreal: "“É realmente uma enorme emoção voltar para a sala onde tivemos a honra de receber personalidades do cinema brasileiro. Em Paris, o L’Arlequin é o nosso Odeon, templo do cinema independente".

    A programação prevê ainda as exibições de “Tainá - A Origem” e o premiado “O Palhaço, enquanto o documentário “Hélio Oiticica”, dirigido por Cesar Oiticica Filho, será o filme de encerramento. Para maiores informações, visite o site oficial do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Abaixo, você tem a lista dos filmes programados:

    MOSTRA COMPETITIVA

    “A Floresta de Jonathas - Sérgio Andrade

    “Era uma vez eu, Verônica - Marcelo Gomes

    “A Busca - Luciano Moura

    “Disparos” - Juliana Reis

    Colegas” - Marcelo Galvão

    “O Som ao Redor - Kleber Mendonça Filho

    “Juan e a Bailarina” - Raphael Aguinaga

    DOCUMENTÁRIOS

    Repare Bem - Maria de Medeiros 

    As Hiper Mulheres” - Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro

    “Margaret Mee e a Flor da Lua” - Malu de Martino

    “Tropicália” - Marcelo Machado

    MOSTRA CACÁ DIEGUES

    A Grande Cidade

    Bye Bye Brasil

    Joana a Francesa

    Ganga Zumba

    Os Herdeiros

    O Maior Amor do Mundo

    Xica da Silva

    Veja esta Canção

    Tieta do Agreste

    Deus é Brasileiro

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top