Minha conta
    O polêmico A Serbian Film - Terror Sem Limites é finalmente liberado no Brasil

    O filme sérvio tinha sido proibido duas vezes em 2011, por seu conteúdo sexual envolvendo crianças.

    por Bruno Carmelo

    Parece que a longa disputa judicial envolvendo A Serbian Film - Terror sem Limites vai finalmente terminar. Em 2011 o filme foi proibido, depois liberado durante menos de uma semana até ser proibido novamente. A controvérsia começou com uma ação movida pelo partido Democratas, que expediu uma liminar na Vara da Infância e da Adolescência contra a exibição da obra. A alegação dizia respeito principalmente às chocantes cenas de necrofilia e sexo com crianças, incluindo um recém-nascido.

    O caso foi levado adiante e suscitou muito debate sobre um eventual retorno da censura no país. Diversas associações de cineastas, críticos e cinéfilos repudiaram a interdição, mas a produtora Petrini não tinha sido autorizada a mostrar o filme comercialmente. Um dos argumentos a favor da trama, além da liberdade artística, era o de que nenhuma criança havia realmente sofrido abuso sexual durante a filmagem, e de que mesmo o recém-nascido era de fato um robô. Passados longos debates, trâmites legais e um ano inteiro de polêmica, finalmente o juiz Ricardo Machado Rabelo aprovou a exibição da obra em todo o país.

    O parecer redigido por Rabelo sublinha a liberdade de expressão: "Vi o filme. Do início ao fim. [...] Se estivesse no cinema teria me levantado e ido embora. No entanto, como juiz, não posso ser o seu censor no território nacional, como me diz a Constituição Federal. Aliás, o que me garante a Carta Constitucional – não apenas a mim, mas a todo brasileiro - é o direito de me indignar, de recusar a vê-lo ou até mesmo o direito de me levantar e deixar a sala de sessão, levando comigo as minhas conclusões e convicções acerca da natureza humana, suas dimensões, limites e idiossincrasias".

    Assim, A Serbian Film - Terror Sem Limites deve chegar em breve aos cinemas brasileiros. Você pode conferir abaixo o trailer da produção, e também nossas outras notícias a respeito.

    A Serbian Film - Terror sem Limites

    Relembre o caso A Serbian Film - Terror Sem Limites:

    31.08.2011: A Serbian Film tem nova data de estreia no Brasil

    10.08.2011: A Serbian Film mais uma vez proibido em todo o Brasil

    08.08.2011: Festival de Gramado - A censura está de volta?

    05.08.2011: A Serbian Film ganha classificação indicativa

    29.07.2011: A Serbian Film - Terror Sem Limites foi vetado no Brasil

    26.07.2011: A Serbian Film tem lançamento adiado nos cinemas brasileiros

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top