A Serbian Film mais uma vez proibido em todo Brasil

De Adoro Cinema - Folha de São Paulo ▪ quarta-feira, 10 de agosto de 2011 - 09h37

Por Lucas Salgado

Não durou nem uma semana a liberação de A Serbian Film - Terror sem Limites nos cinemas brasileiros. Uma ação cautelar do Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte gerou uma liminar proibindo a exibição do longa em todo o Brasil.

Concedida pelo juiz Ricardo Machado Rabelo, da 3ª Vara Federal, a liminar destaca: "tratando-se de um filme que traz consigo a marca da polêmica, já deflagrada inclusive em outros países, sobretudo em razão da alegada cena na qual um recém-nascido é violentado sexualmente, como afirmado na inicial, creio que a decisão da Administração (Ministério da Justiça) de classificar e liberar a exibição do filme, ainda que elegendo um prazo de 30 dias para que os órgãos competentes verifiquem a possível ocorrência de crime, subverte a ordem natural e lógica do que é razoável."

O texto faz referência à decisão do Ministério de Justiça de apontar A Serbian Film como "não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade".Tal classificação, dada na última sexta-feira (5 de agosto), havia liberado o filme para ser exibido em todo Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, onde ainda vigora uma decisão judicial proibindo o mesmo.

A distribuidora Petrini Filmes, que já preparava pré-estreias por todo país, já avisou que irá recorrer da decisão, que mais uma vez foi tomada sem que o juiz ou membros do MPF tenham assistido o longa.

Terror sem Limites tem gerado uma intensa discussão sobre a censura em todo Brasil. No último final de semana, o Festival de Gramado abriu espaço à discussão através de debate promovido por associações de críticos. Em Gramado a convite da organização do evento, o Adoro Cinema cobriu o bate papo.

Ver comentários

Comentários

  • wesleyaxe

    Ainda bem que uma decisão foi tomada.

  • Rogerio_ruts

    Essa polêmica parece que não vai ter fim. E o pior é que sempre julgam o filme sem ao menos tê-lo visto. Acredito que "A SERBIAN FILM - TERROR SEM LIMITES" vai ganhar essa causa, mas logo outro órgão vai tentar impedir a exibição do longa.

  • Cilânia

    Pela descrição do filme é muito aterrorizante.
    Alguns Juizes tem preparação, não só de acordo com a Lei, mas espiritualmente(são cristãos) também.
    Então respeito muito essas decisões,pois essas crueldades mostradas em filmes chegam em mãos e olhos errados.
    Existem pessoas muito fraca emocionalmente, fazem absurdo.
    E claro.... tb existem aqueles preparados em assistir.
    Mas acredito ser bem necessárias essas interferências, alguem tem que zelar, se não vira bagunça.

  • nicacio_

    Desculpe pessoal, mas se for assim vão começar a proibir todas novelas da globo, CQC, Pânico, Faustão e entre outros programas até o chaves se for analisado tem coisas que induzem pessoas a serem cruéis. kkkk. Eu acho q eles não tem o que fazer e ficam procurando coisas só para fala que trabalham, como já disse em outro comentário, edita o filme até ter uma classificação permitida. E quando a pessoa é fraca de cabeça ela é influenciada até assistindo Pokémon. Assisti novamente Cidade de Deus, e lá mostra crianças matando e usando droga. O filme é excelente e por isso vão começar a proibi-lo. Eu acho que teria que ter uma lei para as prefeituras serem obrigadas a especializar crianças a cultura, cursos de cinema gratuito em todo território nacional. kkk. Isso mesmo "China" ops quero dizer "Brasil" vamos censurar tudo.

  • Rogerio_ruts

    Comentário certeiro!

  • wesleyaxe

    O filme pode até ser excelente, mas comparar com Chaves, novelas, panico, cqc e outras coisas num dá né, não tem nada a ver uma com a outra, claro, todos os programas tem suas malícias e tal, mas o filme é absurdamente mais abusivo do que tudo já citado, tem cenas muito fortes, não há comparação, isso é querer arranjar motivos por conveniência pra defender o filme, nem se compara a Faustão, pelo amor de Deus!

  • Rogerio_ruts

    Talvez até não se compare ao Chaves ou Faustão. Mas dá pra comparar sim com diversas outras obras cinematográficas, como por exemplo a Jogos Mortais, que muita gente considera uma franquia inteligente.

  • nicacio_

    Verdade carinha, só queria tirar um barato da situação, mas na novela Passione uma vó queria que sua neta se vendesse para ganhar dinheiro isso é pedofilia. Mas como o Rogerio disse tem muitas outras obras q tratam de assuntos semelhantes. Até o rafinha bastos do CQC fez um comentário infeliz sobre estrupo. Wesley respeito totalmente seu comentário e sua forma de pensar, o problema é q não aceito censura e q esses caras percam o tempo deles vendo coisas sendo que tem muitas outras paradas.

  • wesleyaxe

    Rogério, em Jogos Mortais não vi nenhuma cena de ejaculação na cara de ninguém...rss, entende a diferença de um filme pra outro, a questão é a imagem como é mostrada.

  • Rogerio_ruts

    Faz bastante tempo que eu assisti JOGOS MORTAIS, não lembro direito as cenas mas que são cenas pesadas isso são, vou citar uma: um homem com uma estrutura no pescoço cheia de pregos vai se fechar caso ele não arranque o próprio olho fora e tira a chave que está lá. Isso não é pesado? Isso também não poderia afetar alguém com a cabeça fraca?
    Por isso é que eu escrevi "comentário certeiro!" em relação ao comentário do nicacio_
    O pessoal do Ministério Público quer aparecer na mídia dizendo que está trabalhando.
    Outra coisa é, será que se esse filme fosse americano ou de alguma grande produtora seria proibido?
    A questão é que já foi provado não haver crianças nas cenas de nudez, e qualquer pessoa que já assistiu diz que não faz apologia a pedofilia.

  • Welkerlan_15

    De qualquer maneira a proibição está errada, não é de responsabilidade do Ministério Público, ou de qualquer outro orgão do governo, decidir o que nós devemos assistir ou não, mesmo que esse filme contenhas cenas tão grotescas e inimagináveis como a prática de abuso sexual de crianças e até recém-nascidos. Pelos menos já se sabe qun as crianças não foram expostas a nenhum tipo de violência e que o recém-nascido era apenas um robô, as cenas provavelmente são muito fortes e nem todos estão preparados para vê-las, e para esses que não tem estômago pra esse tipo de filme é muito simples, não assista. E para aqueles que usam o argumento de que este filme pode acabar incentivando a pedofilia ou coisa do tipo eu digo o seguinte, se alguém começar a abusar sexualmente de crianças e recém-nascidos após ver este filme, essa "pessoa" já tinha algo de ruim dentro dela e com certeza não foi o filme fez isso com ela.

  • nicacio_

    Wesley vc falando de ejaculação, lembrei que no filme cilada.com tem uma cena de ejaculação na cara kkkkkk.

  • wesleyaxe

    Pior que é verdade Nicacio... hehehehe... me lembro dessa cena descarada...rss

  • Milena Ponce de Leão

    Sinceramente, eu acho a coisa mais ridícula do mundo proibir um filme. Já está dizendo é "UM FILME" pow! Quanto as cenas com crianças (que eu não considero pedofília pq o personagem "eu disse personagem, não o ator verdadeiro!" foi dopado pra fazer tais cenas), são apenas robôs! Se fosse por isso, pq não processam as produtoras de filmes pornôs? Pq eu sei que tem filme com menores (mesmo). Enfim, A Serbian Film só tem polêmica por um único motivo: O SEXO. Coisa que não tem nada a ver! ¬¬'

  • Milena Ponce de Leão

    Resumindo, quanto mais proibirem mais as pessoas vão querer assisti-lo, essa é a grande realidade. Eu já tô com ele em mãos mesmo rsrs, o resto que fiquem com as suas censuras sem fundamento!

  • wesleyaxe

    Eu também já estive com o filme em mãos Milena, olhando as cenas preferi não assistir, agora quem quer assistir blz nada contra, só que filmes pornôs não são exibidos em cinemas convencionais né, então precisariam criar um outro tipo de cinema, pra essa sessão tortura...rs

  • [Dr. Raniel]

    Muito bom o Filme!! pra quem gosta de sangue!! mias tem cenas muito fortes de pedofilia!! que nojo so de lembrar tenho vontde de vomitar!!! e horrivel as cenas!! me trumatizei!! masi recomendo!! se traumatizem tb!!

  • [Dr. Raniel]

    Muito bom o Filme!! pra quem gosta de sangue!! mias tem cenas muito fortes de pedofilia!! que nojo so de lembrar tenho vontde de vomitar!!! e horrivel as cenas!! me trumatizei!! masi recomendo!! se traumatizem tb!!

  • nicacio_

    Assisti ao filme e realmente ele é bem nojento. Não aconselho assisti com a namorada. kkkk.