Nascida em Nova York como Susan Alexandra Weaver, Sigourney Weaver acaba de completar 77 anos e continua encontrando novas galáxias para sobreviver depois de Alien, Avatar, Marvel e Os Caça-Fantasmas. O nome artístico veio aos 14 anos em homenagem a uma personagem secundária em O Grande Gatsby — um nome que diz muito sobre alguém destinada a uma carreira nada convencional em Hollywood.
É difícil imaginar o cinema sem a presença de Sigourney Weaver: tudo começou em 1979 com Alien - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, quando ela se tornou Ellen Ripley quase por acaso, já que o papel havia sido interpretado anteriormente por Veronica Cartwright. Anos depois, James Cameron a trouxe de volta para a franquia em Aliens: O Resgate, o que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio que a Academia raramente concede a filmes de ficção científica.
Em 1988, ela recebeu duas indicações por Nas Montanhas dos Gorilas e Uma Secretária de Futuro, e embora não tenha ganhado o Oscar, levou para casa dois Globos de Ouro naquele mesmo ano.
Os Caça-Fantasmas, Marvel e galáxias muito, muito distantes
20th Century Studios
Em 1984, ela interpretou Dana Barrett em Os Caça-Fantasmas , a vizinha possuída por Zuul que acaba conquistando Peter Venkman. Ela reprisou o papel em Os Caça-Fantasmas II (1989) e retornou ao lado de Bill Murray em uma cena pós-créditos em Os Caça-Fantasmas: Mais Além (2021). A Marvel também a quis: em 2017, ela interpretou em Os Defensores, minissérie da Netflix que reuniu Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.
Nesse meio tempo, ela fez piada de si mesma no excelente Heróis Fora de Órbita e voltou à direção de Cameron como Grace Augustine em Avatar, saga com a qual ela permanece ligada.
A coleção de grandes franquias foi completada neste ano com O Mandaloriano e Grogu, em que Jon Favreau a escalou como a Coronel Ward, líder dos Adelphi Rangers da Nova República. Como contou à Empire, o que a convenceu foi o roteiro, e ela gostou que a história atual se permitisse respirar sem tentar ser a palavra final sobre a saga.
20th Century Studios
E não parece que ela vá diminuir o ritmo tão cedo. Em 2024, recebeu o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra em Veneza, tem os próximos filmes de Avatar no horizonte e, em janeiro, sua escalação para a série Tomb Raider, desenvolvida por Phoebe Waller-Bridge para o Prime Video, foi confirmada.
Em 1979, Ripley se despediu dos espectadores como a última sobrevivente da Nostromo; quase 50 anos depois, eu diria que ela também é a última sobrevivente de todas as franquias em que esteve envolvida e o status de ícone é mais do que merecido.