Quase 3 bilhões de dólares em receitas de bilheteria mundial e um total de 17 Oscars, sendo 11 deles conquistados apenas pelo último filme: esse é o balanço numérico da monumental trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, que chegou a ser considerada talvez o maior risco da história do cinema — e acabou superando em muito as (altas) expectativas.
Diante desse cenário, é fácil esquecer que as obras-primas de fantasia de Jackson não foram a primeira tentativa de adaptar para as telonas a saga da Terra-média, de J.R.R. Tolkien, considerada por muito tempo impossível de filmar. Em 1979, por exemplo, foi lançado um filme de animação de O Senhor dos Anéis, dirigido por Ralph Bakshi, criador de Fritz, the Cat.
J.R.R. Tolkien foi implacável com o primeiro roteiro de O Senhor dos Anéis
Warner Bros.
Menos conhecido ainda é o fato de que um primeiro projeto de animação já estava em fase de planejamento no final dos anos 1950. O editor Forrest J. Ackerman, que também trabalhava como agente literário e cinematográfico, obteve a autorização de Tolkien para levar seu universo às telas. O roteiro ficou a cargo de Morton Grady Zimmerman.
A ambição já era enorme naquela época: as aventuras de Frodo e a história da Sociedade do Anel seriam contadas em um filme de animação com aproximadamente três horas de duração. Mas, quando o criador teve o roteiro em mãos, sua reação passou longe do entusiasmo.
Warner Bros.
Em uma troca de cartas publicada postumamente com, entre outros, os produtores do filme planejado, sua avaliação foi devastadora. Ele escreveu, por exemplo, que sua obra havia sido “literalmente assassinada”. “Eu diria que [o roteirista] Zimmerman é incapaz de compreender ou adaptar as ‘palavras ditas’ do livro. Ele é apressado, insensível e insolente.” E continuou:
“Parece-me óbvio que ele apenas passou os olhos por O Senhor dos Anéis e depois escreveu [seu roteiro] com base em lembranças parcialmente confusas, consultando o texto original o mínimo possível. […] Estou profundamente insatisfeito com a extrema estupidez e incompetência de [Zimmerman], assim como com sua completa falta de respeito pelo original.”
Orcs com bicos e um Balrog que ri?
Tolkien, porém, não se limitou a acusações gerais. Ele também submeteu o roteiro a uma análise detalhada, página por página. Tinha plena consciência da dureza de suas palavras. E explicou:
“Se [Zimmerman] e/ou outras pessoas lerem [meus comentários], poderão se sentir incomodados ou ofendidos pelo tom das minhas críticas. Se esse for o caso, peço desculpas (embora isso não me surpreenda). Mas peço que usem a imaginação suficiente para compreender a raiva - e, às vezes, a amargura - de um autor que, ao ler o texto, descobre que sua obra foi tratada de maneira descuidada como um todo, por vezes até irrefletidamente, sem o menor sinal perceptível de compreensão do que [sua obra] realmente trata.”
Suas objeções específicas envolviam inúmeros detalhes. Ele criticou, por exemplo, a representação planejada dos fogos de artifício de Gandalf e as mudanças estéticas nos orcs, que deveriam aparecer adornados com sabres e penas. Também protestou contra um Balrog que falava e ria e contra a decisão de reduzir os elfos a pequenas criaturas semelhantes a fadas. Ele classificou o desfecho como “uma confusão que beira o delírio”.
Quase nem é preciso dizer que o filme acabou nunca sendo realizado. Como Tolkien teria reagido à adaptação produzida entre 2001 e 2003? Infelizmente, nunca saberemos, mas é muito provável que ele a tivesse apreciado mais. O próprio Jackson, por sua vez, ainda se pergunta como conseguiu tirar do papel um projeto tão grandioso naquela época.