Uma franquia que se recusa a morrer – e com muito sucesso! Há 31 anos, o cinema blockbuster moderno passou por uma revolução com o lançamento de Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros. A mistura genial de ação, aventura e ficção científica de Steven Spielberg estabeleceu novos padrões com dinossauros animatrônicos e efeitos especiais de última geração. O filme gerou uma expectativa que perdura até hoje.
Desde então, mais seis produções cinematográficas do universo Jurassic foram lançadas, e o fim da franquia ainda não está à vista. Um dos pilares da série é Laura Dern, que interpretou a protagonista feminina, Dra. Ellie Sattler, no primeiro e no terceiro filmes da trilogia original.
A botânica vivida por Dern, que explora a flora e a fauna pré-históricas do controverso parque temático, é uma das personagens mais queridas do universo – e, ainda assim, ela não apareceu no primeiro filme da nova trilogia, Jurassic World!
Uma cientista popular
Universal Studios
A atriz nascida em Los Angeles atuou ao lado de lendas como Richard Attenborough, Sam Neill e Jeff Goldblum no filme histórico de Spielberg em 1993. Embora já fosse conhecida em Hollywood – especialmente por seus trabalhos com David Lynch –, o reconhecimento global chegou com Jurassic Park. Como uma cientista empática e reflexiva, ela trouxe ao filme profundidade emocional e nuances marcantes. Laura retornou ao papel oito anos depois, em Jurassic Park 3.
Nos anos seguintes, chegaram a existir planos para um quarto filme, que Spielberg e o diretor Joe Johnston queriam realizar em 2005. O projeto, porém, foi engavetado. Em 2007, as discussões foram retomadas, e Dern foi convidada a voltar, assim como Neill, Attenborough e Goldblum. Porém, desentendimentos sobre o roteiro e a morte do escritor Michael Crichton em 2008 fizeram com que os planos com o elenco original fossem arquivados.
O décimo filme de maior bilheteria da história
Universal Studios
O resto é história: Jurassic Park 4 virou Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, o primeiro filme de uma nova trilogia feita para uma nova geração. Lançado em 2015 com estrondo, o longa arrecadou mais de 1,6 bilhão de dólares e entrou para a lista dos dez filmes de maior bilheteria de todos os tempos.
Dern e seus antigos colegas, porém, não estavam nele. Será que a atriz vencedora do Oscar (por História de um Casamento) se arrependeu? Questionada anos depois, não deu mostras disso. Na verdade, ela declarou (via FandomWire):
Fico feliz de não ter sido perseguida por dinossauros de novo nesse filme. Já estou farta disso.
Mas a história de Dern no universo dos dinossauros não acabou aí. Em 2022, exatos 30 anos após o início das filmagens do original, ela voltou como Ellie Sattler em Jurassic World: Domínio. Sam Neill (Dr. Alan Grant) e Jeff Goldblum (Ian Malcolm) também retornaram – foi o grande reencontro do elenco lendário.
Após o sucesso do sétimo filme da franquia (considerando a cronologia), ninguém espera que a série chegue ao fim tão cedo. Pelo contrário: já circulam rumores de que um novo projeto está a caminho.
Se quiser revisitar as cenas de suspense e aventura que Spielberg criou, a franquia está disponível no Prime Video.