Pause De Volta para o Futuro 2 aos 12 minutos e 30 segundos – e observe com muita atenção a vitrine da loja diante de Marty
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

De Volta para o Futuro 2 está repleto de easter eggs. Se você pausar o clássico dos anos 80 aos 12 minutos e 30 segundos, encontrará vários deles!

Os easter eggs – detalhes escondidos em filmes que fazem referência a outros títulos, à própria franquia ou a diferentes marcos da cultura pop – são parte integrante dos blockbusters modernos. Embora a Marvel e a Disney tenham popularizado a inserção deliberada de referências (e a busca por elas, que se tornou uma espécie de esporte para os fãs), o conceito existe há muito mais tempo. Um excelente exemplo é a trilogia De Volta para o Futuro, que permanece uma das maiores sagas cult da história do cinema.

O segundo filme, lançado em 1989, está repleto de referências – afinal, Marty McFly (Michael J. Fox) e Doc Brown (Christopher Lloyd) viajam para o então futuro ano de 2015, o que foi uma ótima oportunidade para os cineastas encherem a comédia de ficção científica com referências e piadas internas. A cena que discutiremos aqui contém várias delas, e, para encontrá-las, você precisa pausar o filme exatamente aos 12 minutos e 30 segundos e observar atentamente a vitrine da loja em frente à qual Marty está parado, fascinado, após chegar ao mundo futurista.

Uma vitrine repleta de easter eggs

A loja é especializada em artigos vintage dos anos 80. Entre os objetos expostos na vitrine, há não apenas o almanaque esportivo, que desempenhará um papel importante mais tarde na história, mas também uma série de outros itens que os cinéfilos mais atentos reconhecerão imediatamente.

Universal Pictures

Acima do almanaque, há uma referência direta ao seu antecessor – na forma da câmera com a qual Marty filmou o DeLorean, convertido em máquina do tempo, no estacionamento do shopping Twin Pines, no início da saga.

Universal Pictures

Com o brinquedo de pelúcia posicionado no lado direito da vitrine, o diretor Robert Zemeckis mais uma vez se permitiu aludir a um de seus outros sucessos. Os fãs do cinema dos anos 80, é claro, reconhecerão imediatamente o adorável brinquedo como o animal protagonista de Uma Cilada para Roger Rabbit, filme que Zemeckis levou às telas um ano antes de De Volta para o Futuro 2.

Universal Pictures

Steven Spielberg – que participou do filme como produtor executivo – também deixou sua marca por trás da fachada de vidro, com uma referência a Tubarão.

De Volta para o Futuro 2
De Volta para o Futuro 2
Data de lançamento 14 de dezembro de 1989 | 1h 48min
Criador(es): Robert Zemeckis
Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
Usuários
4,6
Assista agora em Globoplay

E, por fim, há até uma pequena prévia para descobrir na cena – o frisbee no canto inferior direito tem uma semelhança impressionante com o disco que Marty usa (ou usará) em De Volta para o Futuro 3 para desarmar Buford Tannen durante a festa da aldeia.

Universal Pictures

Ou seja, algo especial para os fãs mais curiosos!

facebook Tweet
Links relacionados