É uma perda que nos deixa em choque não apenas pela morte, mas também é traumático ver que ocorreu de uma forma tão trágica. Rob Reiner, um dos cineastas mais lendários e amados de Hollywood, foi assassinado aos 78 anos, deixando um legado incrível para a sétima arte e seu público cativo.
O que o tornava especial era que ele nunca tentou ser alguém especial, era alguém adaptável ao que o material exigia. Reiner desafiou a ideia do autor como sinônimo de grande cineasta, transitando entre gêneros e histórias com uma facilidade surpreendente.
"Marcou minha vida"
Columbia Pictures / Getty Images
Nas comunidades do Reddit, o público manifestou seu carinho pelo realizador, além de reverberar o impacto de seus filmes. “Descanse em Paz. Conta Comigo foi um dos filmes mais impactantes da minha infância/adolescência, vi na sessão da tarde e marcou minha vida”, escreveu o usuário u/Junin7. “Estou bem triste. Conta comigo é um dos meus coming of age favoritos. Filme maravilhoso, de uma sensibilidade ímpar. Que eles descansem em paz”, completou o usuário u/ theordinarycustard.
“Foi o Rob que dirigiu a melhor comédia romântica da história da humanidade: When Harry Met Sally”, decretou o usuário u/eraldopontopdf. “Vamos rever Questão de Honra, é exatamente o que precisamos agora. Descanse em paz, Rob Reiner”, disse u/Robô_Crítico
“O mundo era definitivamente um lugar melhor com Rob e Michele nele, e aqueles que valorizavam sua gentileza e decência lamentam profundamente sua partida”, afirmou o usuário u/ Mil Cães de Caça, resumindo o sentimento dos fãs.
4 filmes excelentes para se lembrar de Rob Reiner
Ele deixou um dos melhores trabalhos de quatro filmes que um diretor poderia realizar, compilados aqui como uma singela lembrança de um trabalho que ainda ecoará por gerações.
A Princesa Prometida (1987) | Telecine
20th Century Studios
Nenhum filme grita "fantasia" mais do que A Princesa Prometida. Claro, isso é um grande elogio, já que ninguém leva o conceito de conto de fadas cinematográfico a níveis tão altos de emoção e diversão. Romântico, engraçado, aventureiro e, mais uma vez, engraçado. É repleto de momentos memoráveis e atuações magníficas. Pode-se dizer que tem tudo na medida certa.
Harry e Sally - Feitos Um para o Outro (1989) | MUBI
Columbia Pictures
Não contente em ter criado uma história romântica para a nossa infância, ele também quis criar uma para a nossa vida adulta. Com outro roteiro excelente, desta vez de Nora Ephron, ele adaptou os clássicos da comédia romântica em uma nova formulação que foi assimilada e repetida ao longo dos anos noventa e início dos anos 2000. Tudo estava lá, tão cheio de charme quanto de questões interessantes sobre relacionamentos. Este é Harry e Sally - Feitos Um para o Outro.
Louca Obsessão (1990) | MUBI e Prime Video
Columbia Pictures
Stephen King também é uma parte importante do legado de Reiner, que ele levou para as telas em duas obras distintas com tons diferentes, mas ambas deixando sua marca. Ainda mais cativante é sua versão do conto arrepiante e claustrofóbico que inspira Louca Obsessão, mais uma vez com um roteiro esplêndido de William Goldman, que torna os limites quase surreais da história acessíveis e cinematográficos.
Questão de Honra (1992) | HBO Max
Columbia Pictures
Sua trajetória impecável e praticamente perfeita culminou magnificamente com a promissora estreia cinematográfica de Aaron Sorkin. Através de seu esplêndido roteiro, ele cria um drama judicial monumental com nuances acadêmicas que não destoa, mas sim prende e comove, deixando uma impressão duradoura. O poderoso depoimento de Jack Nicholson em Questão de Honra é a história do cinema.