Bruce Willis está afastado das telonas e telinhas há algum tempo devido à doença que o obrigou a se aposentar precocemente. Apesar de as últimas notícias sobre sua saúde não serem exatamente boas, os fãs do ator sempre procuram focar em sua carreira repleta de blockbusters clássicos, como Duro de Matar e Armageddon, mas existe um título não tão conhecido que marcou o astro de O Sexto Sentido – tanto que ele chegou a dizer que foi o mais difícil de toda a sua carreira!
Essa declaração revela um contraste fascinante na trajetória do ator. Enquanto o público o celebra pelos heróis resilientes e cheios de ação, foi em um papel menos óbvio, longe do holofote dos grandes estúdios, que Willis encontrou seu desafio definitivo.
Conheça a história de Lágrimas do Sol
Sony Pictures Motion Picture Group
Lançado em 2003, Lágrimas do Sol foi uma aposta inesperada e ousada para o cinema de guerra hollywoodiano, já que seu orçamento disparou para 100 milhões de dólares - um investimento relativamente alto para uma história “básica”.
Na produção, A.K. Waters (Bruce Willis) é um dedicado e fiel tenente da Marinha, que recebe como missão ir até as selvas da Nigéria e resgatar a médica missionária Lena Hendricks (Monica Bellucci). Ao chegar ao local com sua unidade, Water precisa lidar com a imposição feita pela doutora: ou é levada juntamente a outros 70 refugiados de guerra, que seriam deixados na fronteira com Camarões, ou ficará onde está.
Em dúvida entre cumprir sua missão e prestar ajuda humanitária aos refugiados, Waters decide atender ao apelo de Hendricks e levá-los com sua unidade. Porém logo a Marinha descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia rebelde nigeriana, o que põe toda a missão em perigo.
Muito investimento para pouco retorno
Netflix
A verdade é que Lágrimas do Sol foi um enorme fracasso comercial, arrecadando apenas 86 milhões de dólares nos cinemas. Muitos podem até ter se esquecido do filme, mas ele deixou uma marca indelével em Willis. O próprio ator chegou a declarar em entrevista ao jornal The Oklahoman: "Este é, sem dúvida, o filme mais difícil que já fiz, tanto fisicamente quanto emocionalmente".
O ator ainda destacou: "Foi realmente difícil. Não acho que seja um filme de ação, mas sim um filme sobre o coração humano, sobre heroísmo e sobre ajudar as pessoas. Em essência, trata do triunfo do bem sobre o mal". Além disso, as filmagens de Lágrimas do Sol foram bastante complicadas para o ator.
Nem Duro de Matar, nem Pulp Fiction: O melhor filme de Bruce Willis segundo o AdoroCinema tem também o final mais chocante do cinemaAparentemente, durante a gravação de uma cena, houve uma falha de segurança que fez com que um projétil atingisse sua testa, causando-lhe lesões substanciais, tanto mentais quanto físicas. O incidente o levou a processar a Revolution Studios, com tudo sendo resolvido posteriormente por meio de um acordo extrajudicial.
Embora ninguém tenha conseguido confirmar, vários meios de comunicação especularam que a afasia que o ator sofre pode ter se originado justamente no acidente ocorrido durante as filmagens de Lágrimas do Sol.
O filme está atualmente disponível na Netflix e no Prime Video, ou para aluguel no YouTube e no Google TV.