Prestes a completar 62 anos, Brad Pitt é uma das maiores estrelas de Hollywood, mas seu eu mais jovem, de décadas atrás, não fazia ideia do que se tornaria quando começou a buscar por oportunidades na grande indústria. Desta forma, Pitt estrelou, em 1993, Kalifornia, um filme de suspense não tão conhecido assim que representou uma virada de chave em sua carreira.
No longa-metragem em questão, Brian Kessler (David Duchovny) e Carrie Laughlin (Michelle Forbes) decidem viajar até a Califórnia para fotografar locais ligados a serial killers. Como estão com pouco dinheiro, procuram outras pessoas interessadas no passeio, a fim de dividir as despesas. Entretanto, quem responde ao anúncio é Adele Corners (Juliette Lewis), uma jovem submissa a Early Grayce (Pitt), um perigoso psicopata.
"Escreva no contrato": Brad Pitt só queria estrelar esta obra-prima do suspense sob uma condiçãoMUDANÇA NA CARREIRA DE BRAD PITT
Durante uma entrevista concedida à revista Interview em 2012, Brad Pitt falou sobre seu papel em Kalifornia, explicando que o longa representou uma mudança importante em sua vida. Segundo ele, o filme o levou, pela primeira vez, a se aprofundar de fato na construção de um personagem, além de fazê-lo se afastar das sitcoms que dominavam Hollywood na época.
“Kalifornia foi um marco na minha carreira. Foi a primeira vez que me aprofundei mais na construção de um personagem e fiz algumas descobertas incríveis”, começou ele.
“Aceitar aquele papel definiu uma direção para mim, e eu fiquei oscilando entre diferentes tipos de trabalhos - e comecei a me perder um pouco. Quando cheguei em Hollywood, me pressionavam para fazer sitcoms, mas eu não tinha muito interesse. Queria fazer filmes e fui trilhando esse caminho aos poucos. E aí, acho que acabou virando essa maldição do protagonista”, acrescentou.
Gramercy Pictures
Anteriormente a Kalifornia, Pitt havia participado de produções de menor apelo, e seu trabalho de maior visibilidade havia sido em Thelma & Louise (1991) - um longa de Ridley Scott. Depois, ele começou a estrelar obras de peso mais considerável, como Entrevista com o Vampiro (1994), Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995), Os 12 Macacos (1995) e mais.