John Wayne morreu sem saber que havia feito parte da maior saga de ficção científica da história
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Em 2007, um designer de som dos primeiros filmes de Star Wars reviu o seu trabalho e identificou a voz da lenda do faroeste: "Eu ouvi e percebi que era John Wayne".

Aposentado da atuação em 1976, três anos antes de sua morte em decorrência do câncer em 1979, o último filme oficialmente creditado na longa carreira de John Wayne é O Último Pistoleiro, de Don Siegel, que ele estrelou ao lado de Lauren Bacall. No entanto, trinta anos mais tarde, soube-se que o seu último papel real foi outro e não era exatamente um longa-metragem qualquer. Sem saber nem ele mesmo, a sua última aparição no grande ecrã foi no filme de ficção científica que iniciou a saga mais importante do género na história. Uma breve participação especial de voz da qual ninguém tinha a menor ideia.

Até o próprio John Wayne foi para o túmulo sem saber que a sua voz tinha feito parte de Star Wars, o primeiro filme da saga Star Wars que George Lucas estreou em 1977, dois anos antes da sua morte.

O "papel" de Wayne que permaneceu oculto durante décadas é realmente pequeno, mas tem importância na trama do filme. O som de Garindan, a criatura com aparência de inseto que atua como informante imperial no porto espacial de Mos Eisley numa sequência em Tatooine, é o resultado da mistura de um efeito de zumbido e um antigo diálogo de Wayne não usado num dos seus filmes. Por isso, nem o próprio Wayne tinha conhecimento de ter "dublado" o personagem, embora tecnicamente o tivesse feito.

Lucasfilm Ltd.

No entanto, 30 anos depois, foi revelado que o zumbido de Garindan vinha de um diálogo descartado de Wayne. Especificamente, foi descoberto pelo designer de som Ben Burtt, designer de som das primeiras trilogias que, revendo as suas fitas originais por mera curiosidade, percebeu uma voz humana que emitia um zumbido a partir do seu sintetizador e a identificou como a voz de John Wayne.

A lenda do western dizia algo como: "Bem, o que você está a fazer nesta cidade?"

"Tínhamos um personagem que parecia um mosquito no primeiro Star Wars [Garindan] e descobrimos que precisávamos de um som", recordou ele mesmo para o blog de Star Wars em 2007. "Há alguns meses, perguntei-me como o tinha feito (porque guardo notas e fitas), e descobri que era um zumbido eletrônico que saía do meu sintetizador e que era ativado com uma voz humana. Eu ouvi e percebi que era John Wayne. Tinha encontrado algumas falas em loop no lixo do estúdio que tinham jogando fora. Portanto, o zumbido era ativado com algum diálogo como 'Bem, o que você está a fazer nesta cidade?' ou algo assim".

Star Wars
Star Wars
Data de lançamento 30 de janeiro de 1978 | 2h 01min
Criador(es): George Lucas
Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
Usuários
4,6
Assista agora no Disney +

Apesar da impactante revelação da presença de John Wayne em Star Wars, o seu nome não aparece nos créditos de Uma Nova Esperança nem na sua filmografia no IMDB. Mas isso não quer dizer que não exista. É simplesmente uma "participação especial" misteriosa que nem o próprio Wayne soube que existiu.

facebook Tweet
Links relacionados