Na longínqua ilha de Cárpatia, em uma aldeia ainda mais remota no Mar Negro, vive Yuri, uma camponesa, tímida e acanhada, criada sob o terror de uma misteriosa criatura chamada Ochi. No entanto, um dia, Yuri descobre o que parece ser um filhote de Ochi ferido. Sem pensar duas vezes, ela embarcará na perigosa aventura de levá-lo de volta para casa.
Lemos e ouvimos mil e uma vezes frases como "não se fazem mais filmes como antigamente", na maioria das vezes por pessoas que se recusam a aceitar que já estão envelhecendo. No entanto, eles têm razão se se referem a um gênero em especial: a fantasia para curtir em família. Será que as crianças de hoje não terão filmes como A História Sem Fim ou O Cristal Encantado?
A Lenda de Ochi é um caso raro no cinema atual, uma estreia que chegou em maio deste ano pelas mãos de uma das produtoras e distribuidoras de cinema mais importantes dos últimos anos, a A24. Graças a ela, tivemos propostas muito conhecidas como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Ex_Machina ou Hereditário, e outras nem tanto, como A Morte de um Unicórnio ou o excelente Um Homem Diferente. Agora, a A24 deixa as esquisitices de lado para entregar um filme adequado para maiores de 12 anos e com um elenco muito atraente.
A24
Aos já muito reconhecidos Emily Watson (Chernobyl) e Willem Dafoe (Projeto Flórida) juntam-se Helena Zengel (Relatos do Mundo) e Finn Wolfhard, mundialmente conhecido por interpretar Mike Wheeler em Stranger Things. Um elenco a serviço de uma história fantástica e terna que foi respeitada pela crítica.
Por exemplo, o veículo Deadline a define como "um sopro de ar fresco e um presente visual impressionante que agradará além dos mais jovens da casa"; o IGN apela aos nostálgicos, garantindo que é "uma encantadora aventura infantil da velha guarda, realizada com tecnologia e sensibilidades da nova"; no The Hollywood Reporter desfazem-se em elogios: "É reconfortante ver um filme familiar que aposta na ação ao vivo, em valores de produção impressionantes e em elementos narrativos engenhosos, em vez das melhorias que a tecnologia digital proporciona"; e o Screen Rant finaliza: "Rememorando uma época nostálgica em que os filmes eram realmente mágicos, é uma magnífica homenagem ao gênero fantástico que você nunca esquecerá".
Simplesmente, um filme imperdível se você é amante do cinema de fantasia. E se você tem filhos, melhor ainda. O filme está disponível para aluguel digital no Amazon Prime Video e Apple TV.