Robert Downey Jr. preferiria estar na cadeia a aparecer novamente neste filme: "O pior filme de ação de todos os tempos"
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Quase todo ator já participou de um filme do qual se arrependeu depois. Mas ninguém odeia um filme mais do que Robert Downey Jr. odeia o thriller de ação.

Graças ao seu papel como Tony Stark/Homem de Ferro, Robert Downey Jr. é um dos atores mais requisitados e bem pagos de Hollywood — mas nem sempre foi assim: embora o vencedor do Oscar por Oppenheimer tenha sido indicado ao prêmio da Academia por seu papel principal na cinebiografia Chaplin já em 1993, sua carreira estagnou significativamente poucos anos depois. Isso deveu-se, em grande parte, aos seus problemas com drogas, que o levaram inclusive à prisão por um ano em 1999.

Nos anos anteriores, Downey Jr. não havia emplacado um grande sucesso, e particularmente detestava um filme em que atuou em 1998: U.S. Marshals - Os Federais — a sequência de O Fugitivo, um sucesso de Harrison Ford de 1993, no qual Wesley Snipes, astro de Blade, o Caçador de Vampiros, interpreta um homem injustamente acusado que precisa fugir do implacável delegado federal Samuel Gerard (Tommy Lee Jones). Downey Jr. interpreta o agente do Serviço Secreto John Royce, que mais tarde — alerta de spoiler! — se revela o vilão do filme.

Warner Bros. Pictures

Este longa nunca mais

Em seu livro The Fall and Rise of the Comeback Kid, no qual Downey Jr. relembra sua carreira e descreve como lutou para se reerguer de uma crise aparentemente insuperável até alcançar o estrelato em Hollywood, ele critica duramente o filme, segundo o informado pelo FandomWire.

Prefiro acordar na prisão do que levantar mais uma manhã sabendo que vou para o set de U.S. Marshals - Os Federais.

É difícil imaginar uma avaliação mais condenatória de um filme em que você atuou — especialmente se você realmente tem experiência na prisão! No mesmo livro, o ator também descreve U.S. Marshals - Os Federais como "possivelmente o pior filme de ação de todos os tempos", e ainda entra em mais detalhes sobre seu estado na época e suas experiências no set de filmagem:

"Você teve um ano traumático, estava praticamente com pensamentos suicidas – o que você acha que realmente te ajudaria? Que tal andar por aí vestido de Johnny Handgun por doze semanas? Acho que se você conversasse com um guia espiritual sobre isso, ele diria: 'Isso vai te matar!' Mas eu pensei que talvez estivesse perdendo alguma coisa e que eu absolutamente precisava estar em um daqueles filmes que eu adoraria levar meus filhos para assistir. No fim, foi realmente deprimente."

"Onde está a história?"

Em entrevista ao AV Club, Downey Jr. não poupou críticas ao filme dirigido por Stuart Baird: "Não me lembro de nada relacionado a O Fugitivo, exceto que corríamos por aí fingindo que podíamos chegar aos pés de O Fugitivo. Tudo o que me lembro é: 'Apertem os coletes à prova de balas, vocês estão no pântano!' Que diabos é isso? Onde está a história?"

U.S. Marshals - Os Federais
U.S. Marshals - Os Federais
Data de lançamento 1 de maio de 1998 | 2h 11min
Criador(es): Stuart Baird
Com Tommy Lee Jones, Wesley Snipes, Joe Pantoliano
Usuários
4,1
Assista Agora na HBO Max

U.S. Marshals - Os Federais não conseguiu igualar seu antecessor em termos de qualidade ou sucesso de bilheteria, mas, deixando de lado comparações diretas, pode ser apreciado como um thriller sólido com algumas sequências de ação realmente espetaculares. Isso, obviamente, não se aplica a Downey Jr., no entanto.

facebook Tweet
Links relacionados