Há 13 anos começou, na tela grande, uma das melhores sagas distópicas de aventura. Mais de uma década depois, a franquia continua viva e volta às salas de cinema. Nos Estados Unidos, em 20 de novembro de 2026, estreia Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita e a Lionsgate lançou o primeiro trailer, que você pode ver acima destas linhas.
Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita, dirigido pelo veterano da saga Francis Lawrence, é a adaptação do romance Amanhecer na Colheita - Sunrise on the Reaping - de Suzanne Collins. A história é um prelúdio da trilogia original estrelada por Katniss Everdeen, a personagem que Jennifer Lawrence interpretou nos quatro filmes que adaptaram os três romances iniciais.
Os Jogos de Haymitch Abernathy
Amanhecer na Colheita se passa no quinquagésimo aniversário dos Jogos Vorazes. Estes coincidem com o Terceiro Massacre Quaternário - celebrado a cada 25 anos -, o que implica uma edição especial: este ano, o dobro de tributos competirá.
O protagonista da história é Haymitch Abernathy, o personagem que Woody Harrelson interpretou na saga estrelada por Lawrence. Amanhecer na Colheita narra sua participação nos jogos. Ao se tornar um dos quatro tributos do Distrito 12, ele é separado de sua família e de sua amada. Além dele, também são escolhidos uma amiga que ele considera uma irmã, um rapaz obcecado por apostas e a garota mais arrogante da área.
Lionsgate
Este filme conta com um elenco repleto de estrelas. Joseph Zada interpreta a versão jovem de Haymitch e Mckenna Grace veste a pele de Maysilee Donner. Elle Fanning é Effie Trinket, interpretada na saga original por Elizabeth Banks, Jesse Plemons é Plutarch Heavensbee, encarnado por Philip Seymour Hoffman nos filmes liderados por Lawrence. Ralph Fiennes é Coriolanus Snow, assumindo o lugar de Donald Sutherland e Tom Blyth. Sutherland o interpretou na saga original e Blyth no prelúdio A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023). Maya Hawke, Glenn Close e Kieran Culkin completam o elenco principal.
"Paguem seus terapeutas"
Os comentários que podem ser lidos no YouTube celebram o que o trailer mostra. "O fato de este filme ser muito mais colorido que os outros causa uma estranha tensão/inquietação e eu adoro", diz um usuário. "Este é sem dúvida o livro mais triste da saga. Espero que o filme consiga transmitir a mesma desesperação que o livro", comenta outro. "Este jogo me lembra Midsommar", refere outro ao filme de Ari Aster. "Paguem seus terapeutas. Está quase na hora de chorar rios de novo", avisa uma usuária que leu o livro.
Lionsgate
Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita é o segundo prelúdio da saga. Depois de Jogos Vorazes (2012), Em Chamas (2013), A Esperança - Parte 1 (2014) e A Esperança - O Final (2015); foi adaptado A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que tem como protagonista um jovem Snow.
A saga sempre foi um sucesso de bilheteria. Nenhum de seus filmes ultrapassou a barreira de 1 bilhão de dólares, mas sempre superou os 500 milhões de dólares. O filme mais fraco comercialmente foi o último. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes arrecadou 361,7 milhões de dólares em todo o mundo, mas custou 100 milhões de dólares, o que significa que o valor arrecadado dobrou o orçamento. A crítica aprovou todos os filmes da franquia.