J.R.R. Tolkien, George R.R. Martin, J.K. Rowling — a lista de autores internacionais de fantasia cujos livros foram adaptados para o cinema inúmeras vezes e marcaram gerações de crianças, adolescentes e adultos é longa e bem conhecida. Em 2018, após quase 60 anos, finalmente chegou a hora da fantasia de Michael Ende, Jim Knopf e Lucas, o Maquinista, ganhar vida nos cinemas! Um mundo encantador, personagens que conquistaram o coração de inúmeras crianças e famílias. O filme tinha grandes expectativas — e as superou.
Sobre o que é esta fantasia?
Lummerland é uma ilha linda, cheia de habitantes amigáveis, mas também muito, muito pequena. Portanto, não há espaço para Jim Knopf (Solomon Gordon), que foi acolhido quando criança. Então, ele parte com seu melhor amigo, Lucas (Henning Baum), para o mundo lá fora e logo se vê envolvido em uma grande aventura.
Os dois se veem presos com sua fiel locomotiva a vapor Emma na distante cidade de Mandala, que está de luto por sua princesa. Li Si (Leighanne Esperanzate) foi sequestrada por piratas sinistros, os temidos Wild 13, e levada para Dragon City. Jim e Lucas não podem ficar de braços cruzados. Eles partem em busca da princesa, mas a jornada até Dragon City é longa e perigosa.
Prime Video
A história finalmente faze justiça a um fenômeno que marcou gerações
Já se passaram 65 anos desde que Jim e Lucas conquistaram os corações das crianças alemãs, principalmente. Desde então, sua história se tornou um pilar da fantasia alemã. A adaptação do Teatro de Marionetes de Augsburg alcançou status de cult, mas uma adaptação cinematográfica de grande porte demorou muito, muito mesmo, para acontecer.
É difícil expressar em palavras o quanto de amor foi inegavelmente investido nesta adaptação cinematográfica. As histórias de Michael Ende são caracterizadas por uma profunda compreensão da imaginação infantil, de nossas fascinações, esperanças e medos mais profundos e primordiais. Capturar isso em imagens é quase impossível. Quase. Porque a equipe liderada pelo diretor Dennis Gansel transformou antigos e novos sonhos de infância em realidade.
Dos cenários e figurinos à música e à atuação, tudo respira o espírito de Michael Ende. Cada cena possui um encanto lúdico e atemporal que nos toca profundamente. A aventura parece grandiosa e mágica, mas nunca artificialmente inflada. E, no final, o público fica com um sorriso que perdurará por muito tempo.
Quem ainda estiver cético e quiser ver essa mágica com os próprios olhos pode encontrar o longa no Prime Video.