Era pra ser um sucesso da carreira de Sylvester Stallone, mas esse engraçadinho de Hollywood estragou esses planos
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

O Implacável era a aposta de Sylvester Stallone para retomar o sucesso nos anos 2000. No entanto, o lançamento coincidiu com Entrando Numa Fria, com Ben Stiller e Robert De Niro.

Em 2000, Sylvester Stallone acreditava que tinha a faca e o queijo na mão. O astro de Rocky e Rambo apostava alto em O Implacável, refilmagem do clássico britânico de 1971 estrelado por Michael Caine. O projeto tinha tudo para devolver ao ator o prestígio que havia se desgastado nos anos 1990, mas acabou se tornando um dos maiores fracassos de sua carreira — e, curiosamente, um dos responsáveis por isso foi uma comédia lançada no mesmo fim de semana.

“Foi uma grande decepção. Aprendi da pior forma que refilmagens, mesmo quando feitas melhor que o original, carregam uma enorme nostalgia pelo primeiro filme”, admitiu Stallone em 2022 (via SlashFilm), ao relembrar o fracasso. Ele ainda classificou o longa como “subestimado”, embora reconhecesse que o público e a crítica não viram assim.

Esse é o único ator que seria capaz de deixar Sylvester Stallone nervoso: “Isso vai ser uma batalha!”

Dirigido por Stephen Kay e baseado no livro Jack’s Return Home, O Implacável acompanhava Jack Carter, mafioso que busca vingança pela morte do irmão. Caine, protagonista do filme original, retornou em um papel coadjuvante. O elenco contava ainda com Miranda Richardson, Mickey Rourke e Rachael Leigh Cook.

Stallone afirmou que o roteiro inicial era “muito parecido com o original”, mas que ele e Kay fizeram “uma reescrita de 99%” para atualizar a história. “Quisemos pegar a essência do livro e deixá-la nova. Caso contrário, por que não assistir ao original?”, explicou.

Como Entrando Numa Fria arruinou as chances de sucesso de O Implacável?

O problema é que, enquanto a Warner apostava na força de um remake de ação, a Universal preparava Entrando Numa Fria, com Ben Stiller e Robert De Niro. Stiller vinha em ascensão desde Quem Vai Ficar com Mary?, e De Niro surpreendia o público ao rir de si mesmo em um papel cômico. O diretor Jay Roach, que acabava de emplacar o sucesso de Austin Powers: O Agente “Bond Cama, trouxe ainda mais força à produção.

Ambos os filmes estrearam no mesmo fim de semana, em outubro de 2000. Enquanto Stallone investia 63 milhões de dólares no suspense de vingança, Stiller e De Niro dominavam as bilheterias. Entrando Numa Fria arrecadou 28,6 milhões logo na estreia, enquanto O Implacável ficou com modestos 6,6 milhões e uma recepção crítica devastadora — apenas 11% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O Implacável
O Implacável
Data de lançamento 27 de junho de 2023 | 1h 42min
Criador(es): Stephen T. Kay
Com Sylvester Stallone, Miranda Richardson, Michael Caine
Usuários
3,8
alugar ou comprar

Na segunda semana, a comédia manteve o topo, caindo pouco nas bilheterias. Já o filme de Stallone despencou para a oitava posição, com apenas 2,9 milhões de dólares. O resultado final foi um desastre: 19,4 milhões no total, menos de um terço do orçamento. Já o concorrente cômico ultrapassou os 330 milhões mundialmente, superando até X-Men, lançado no mesmo ano.

facebook Tweet
Links relacionados