Há 24 anos ele ganhou o Oscar de um dos melhores filmes de ação e aventura de todos os tempos: Agora ele é um forte candidato a ganhá-lo novamente
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Dwayne Johnson é um dos nomes que mais forte soam para se erguer com o galardão por Coração de Lutador, mas surgiu um grande rival.

A temporada de festivais de cinema é a antessala da temporada de prêmios e, esta última, a dos galardões mais esperados e cobiçados: o Oscar. Cannes, Veneza e Telluride já mostraram muitos dos filmes que se postulam como firmes candidatos a estar nominados. Também os atores e atrizes são protagonistas nestes dias. Dwayne Johnson foi um dos primeiros intérpretes a se postular como um dos nomes-chave nos próximos prêmios da Academia de Cinema de Hollywood graças ao seu trabalho em Coração de Lutador: The Smashing Machine. No entanto, a liderança durou pouco porque já surgiu um forte rival, e um com experiência na premiação: Russell Crowe.

Nuremberg, dirigido por James Vanderbilt, foi apresentado no Festival de Cinema de Toronto e Crowe ganhou elogios da crítica. "Faz seu melhor trabalho desde A Luta Pela Esperança", afirma a Variety. "O que domina o filme são as impressionantes atuações de Crowe, mergulhando verdadeiramente em um de seus melhores papéis, embora o mais difícil", assinala o Deadline.

Nuremberg
Nuremberg
Criador(es): James Vanderbilt
Com Rami Malek, Russell Crowe, Michael Shannon
Data de lançamento 26 de fevereiro de 2026

Crowe dá vida a Hermann Göring, o braço direito de Hitler, em Nuremberg. A história se ambienta durante os Julgamentos de Nuremberg, realizados entre 1945 e 1946. Neles foram julgadas 24 figuras destacadas do Terceiro Reich acusadas de crimes de guerra. Um deles foi Göring. O filme adapta o livro O Nazista e o Psiquiatra de Jack El-Hai. Nele são recolhidas as conversas do psiquiatra Douglas Kelly, encarregado de avaliar se os prisioneiros nazistas estavam aptos para serem julgados, e as figuras acusadas. Rami Malek, ganhador do Oscar em 2019 por seu papel de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody (2018), dá vida a Kelly.

O próprio Crowe reconheceu em 2024 que interpretar Göring foi um desafio. "Reagi ao roteiro imediatamente, mas curiosamente também me deixou emocionalmente exausto. Como se interpreta esse cara? Quando surge esse tipo de pergunta, normalmente é o que me atrai", assinalou.

O Oscar de Russell Crowe

Universal Pictures

Se Crowe terminar nominado ao Oscar por Nuremberg, não será sua primeira vez. O Informante (1999) lhe valeu sua primeira nominação a Melhor Ator em 2000, mas teve que esperar mais um ano para se erguer com a estatueta. Crowe foi nominado em 2001 por um dos melhores filmes de ação e aventura de todos os tempos: Gladiador (2000). Há 24 anos, o intérprete ganhou seu primeiro Oscar. Em 2002, Crowe voltou a estar nominado na mesma categoria por Uma Mente Brilhante (2001).

Crowe se une assim a uma lista muito curta - por enquanto - de atores que parecem levar já a palavra "nominado" na testa. Além de Johnson e Crowe, Paul Mescal também fez soar os alarmes com Hamnet, um filme dirigido por Chloé Zhao que também aponta para ser um dos filmes protagonistas dos Oscar 2026.

facebook Tweet
Links relacionados