Depois de tentar em vão por mais de 40 anos tirar do papel seu projeto de maior paixão Megalópolis, Francis Ford Coppola finalmente conseguiu, principalmente porque o diretor de Apocalypse Now e O Poderoso Chefão investiu 120 milhões de dólares do seu próprio bolso.
O resultado, ao mesmo tempo pesado e repleto de estrelas, acabou dividindo opiniões, mas foi fascinante, às vezes até — a crítica do AdoroCinema deu sólidas 4,0 de 5 estrelas. No entanto, isso não se refletiu nas bilheterias. Com uma arrecadação mundial de apenas 14,3 milhões de dólares, Megalópolis chegou a se tornar um dos maiores fracassos da história recente do cinema.
No entanto, Coppola aparentemente não vê com bons olhos que o público assista o filme em casa (em Blu-ray ou no streaming, por exemplo), o que pode ajudar a compensar os resultados negativos.
Nos Estados Unidos, Megalópolis ainda não foi lançado em home theaters quase um ano após seu lançamento regular nos cinemas, embora tenha sido, finalmente, listado no serviço de streaming da Apple, desapareceu tão rápido quanto entrou.
Segundo informações privilegiadas do Hollywood Reporter, a última hipótese se deve ao próprio diretor: Coppola não estaria disposto a fechar um acordo que permitisse que o filme fosse exibido em casa, já que é terminantemente contra assisti-lo na televisão. Em vez disso, ele continuará sua turnê pelos cinemas dos EUA.
No Brasil, o filme está em mais de um streaming!
A quase proibição de Coppola, no entanto, parece se aplicar apenas aos EUA. Megalópolis está disponível para compra ou aluguel no Prime Video e na Globoplay, ambos com assinatura via Telecine. — Provavelmente é melhor não deixar Coppola saber disso.
De qualquer forma, o filme ainda não despediu o lendário diretor, mesmo após sua estreia nos cinemas. Coppola já anunciou que está trabalhando em uma nova versão de Megalópolis, que será ainda mais inusitada que a versão do cinema (e também será exibida na tela grande).
Lionsgate Films
Também podemos aguardar ansiosamente o documentário Megadoc sobre a produção do drama de ficção científica, que certamente nos oferecerá insights empolgantes. Ainda não se sabe quando será lançado após sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza.