"Recebi uma ligação dizendo que fui demitido": Chris Columbus foi descartado deste filme de super-heróis após criticar um desenho!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Uma lembrança amarga que lhe custou Quarteto Fantástico.

Roteirista de sucesso, pilar da comédia com filmes memoráveis do gênero, diretor de dois filmes da saga Harry Potter: Chris Columbus já se tornou, há muito tempo, uma figura-chave em Hollywood. Recentemente, voltou aos holofotes com o filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras, da Netflix.

"Eu tinha muitas opiniões"

Mas mesmo esse histórico respeitável não o impediu de ser demitido sem cerimônia de um filme produzido pela Fox e lançado em 2005: Quarteto Fantástico. Embora seja creditado como produtor executivo do longa, ele "não teve nada a ver com ele", disse Chris no podcast Fade to Black.

"Estávamos em uma situação estranha. No primeiro Quarteto Fantástico, eu havia trabalhado em um roteiro. Muitos roteiristas participaram do desenvolvimento. Eles estavam prestes a fazer um filme e eu era o produtor. Encontrei-me com o diretor e compartilhei algumas ideias com ele."

20th Century Fox

"Eu basicamente disse: 'Algumas dessas artes conceituais deveriam ser mais parecidas com o estilo de Jack Kirby, o criador do Quarteto Fantástico, e lembrar mais a Era de Prata da Marvel'." Saí daquela reunião e, no caminho para casa, recebi uma ligação do chefe da 20th Century Fox dizendo que eu estava demitido e que eu era muito teimoso.

"Percebi que não queria mais fazer esse tipo de filme"

Na época, Chris Columbus tinha um profundo interesse por filmes de super-heróis e já havia trabalhado em Homem-Aranha antes de Sam Raimi – sem mencionar que escreveu um roteiro para Demolidor. Mas sua abrupta demissão do Quarteto foi um verdadeiro choque para ele, e também o imunizou contra qualquer desejo futuro de fazer um filme de super-heróis.

"Ao longo dos anos, as pessoas se deram tão bem nessa área que eu, pessoalmente, perdi o interesse em fazer filmes de super-heróis. Tudo começou um pouco com Homem-Aranha 2. Quando vi o que Sam Raimi fez naquele filme, achei que era um filme de super-herói perfeito", confessa.

Quarteto Fantástico
Quarteto Fantástico
Data de lançamento 8 de julho de 2005 | 1h 50min
Criador(es): Tim Story
Com Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Michael Chiklis
Usuários
3,6
Assista agora no Disney +

"Claro, The Batman, de Matt Reeves, estrelado por Robert Pattinson, também foi um filme brilhante. Percebi que não queria mais fazer esse tipo de filme, porque outras pessoas fazem isso melhor do que eu nesta fase da minha carreira."

facebook Tweet
Links relacionados