Muitas das grandes franquias hollywoodianas emendam um lançamento no outro, criando universos imensos. Indo de encontro a esse padrão, a saga Tron construiu uma marca importante e se tornou uma das precursoras do sci-fi de maneira geracional. Isso porque Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) só ganhou uma continuação, Tron: O Legado (2010), quase três décadas depois.
Agora, após 15 anos, a trilogia será concluída em Tron: Ares. Depois de muito tempo em um "limbo da pré-produção" envolvendo um verdadeiro jogo das cadeiras para quem assumiria a direção, o projeto é encabeçado por Joachim Rønning. O cineasta norueguês já trabalhou em sequências produzidas pela Disney em Malévola: Dona do Mal e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar.
Tron: Ares promete seguir a tradição de seus predecessores com um visual hiper-tecnológico e fotografia que remete aos videogames, abusando dos efeitos especiais e do neon. Curiosamente, o original foi um dos primeiros filmes a investir em imagens geradas por computação gráfica (CGI) — um dos maiores desenvolvimentos da produção cinematográfica hoje em dia —, e foi justamente por isso que ele foi desclassificado de concorrer ao Oscar pela categoria de Melhores Efeitos Visuais pois a Academia julgou "injusto".
Além do VFX, a franquia é amplamente reconhecida pela trilha sonora marcante e desenvolvida por grandes nomes da indústria musical. Em 1982, as músicas foram feitas pelo compositor Wendy Carlos em parceria com a banda de rock Journey e, em 2010, Legacy foi regido pela dupla francesa Daft Punk. Agora, quem assume a responsabilidade é o grupo Nine Inch Nails, cujos membros Trent Raznor e Atticus Ross se tornaram referência na área e assinaram mais de dez soundtracks para filmes como Rivais, A Rede Social e As Ondas.
O que esperar de Tron: Ares?
The Walt Disney Company
Tron: Ares retoma o universo de Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) com uma nova aventura pelo mundo dos vídeo games. Estrelado por Jared Leto, Greta Lee e Evan Peters, o filme acompanha Ares (Leto), um sofisticado programa que é enviado do mundo digital para o mundo real em uma perigosa missão, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial.
Além do trio de protagonistas, Jeff Bridges interpreta Kevin Flynn, papel que interpretou nos dois primeiros volumes da franquia.
Tron: Ares entra em cartaz nos cinemas brasileiros em outubro.