Há mais de 40 anos fazendo história, esta franquia de ficção científica está de volta aos cinemas com um novo capítulo
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

Tron: Ares encerra a trilogia de sci-fi que começou em 1982 com Tron - Uma Odisseia Eletrônica.

Muitas das grandes franquias hollywoodianas emendam um lançamento no outro, criando universos imensos. Indo de encontro a esse padrão, a saga Tron construiu uma marca importante e se tornou uma das precursoras do sci-fi de maneira geracional. Isso porque Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) só ganhou uma continuação, Tron: O Legado (2010), quase três décadas depois.

Agora, após 15 anos, a trilogia será concluída em Tron: Ares. Depois de muito tempo em um "limbo da pré-produção" envolvendo um verdadeiro jogo das cadeiras para quem assumiria a direção, o projeto é encabeçado por Joachim Rønning. O cineasta norueguês já trabalhou em sequências produzidas pela Disney em Malévola: Dona do Mal e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar.

Tron: Ares promete seguir a tradição de seus predecessores com um visual hiper-tecnológico e fotografia que remete aos videogames, abusando dos efeitos especiais e do neon. Curiosamente, o original foi um dos primeiros filmes a investir em imagens geradas por computação gráfica (CGI) — um dos maiores desenvolvimentos da produção cinematográfica hoje em dia —, e foi justamente por isso que ele foi desclassificado de concorrer ao Oscar pela categoria de Melhores Efeitos Visuais pois a Academia julgou "injusto".

Além do VFX, a franquia é amplamente reconhecida pela trilha sonora marcante e desenvolvida por grandes nomes da indústria musical. Em 1982, as músicas foram feitas pelo compositor Wendy Carlos em parceria com a banda de rock Journey e, em 2010, Legacy foi regido pela dupla francesa Daft Punk. Agora, quem assume a responsabilidade é o grupo Nine Inch Nails, cujos membros Trent Raznor e Atticus Ross se tornaram referência na área e assinaram mais de dez soundtracks para filmes como Rivais, A Rede Social e As Ondas.

O que esperar de Tron: Ares?

The Walt Disney Company

Tron: Ares retoma o universo de Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) com uma nova aventura pelo mundo dos vídeo games. Estrelado por Jared Leto, Greta Lee e Evan Peters, o filme acompanha Ares (Leto), um sofisticado programa que é enviado do mundo digital para o mundo real em uma perigosa missão, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial.

Além do trio de protagonistas, Jeff Bridges interpreta Kevin Flynn, papel que interpretou nos dois primeiros volumes da franquia.

Tron: Ares
Tron: Ares
Data de lançamento 25 de junho de 2025 | 1h 59min
Criador(es): Joachim Rønning
Com Jared Leto, Greta Lee, Evan Peters
Usuários
3,8
Adorocinema
2,5
Assista agora no Disney +

Tron: Ares entra em cartaz nos cinemas brasileiros em outubro.

facebook Tweet
Links relacionados