Depois de faturar mais de 2 bilhões de dólares e se tornar a franquia de terror mais lucrativa da história do cinema, The Conjuring se despede de seus protagonistas, Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) em Invocação do Mal 4: O Último Ritual. O filme é dirigido por Michael Chaves e entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 4 de setembro.
Apesar desse ser o último volume da saga de horror baseada nos casos reais dos investigadores paranormais Warren, os produtores não têm a intenção de parar de lançar continuações e derivados de Invocação do Mal. Além das histórias paralelas da boneca Annabelle e A Freira, o presidente da produtora New Line, Richard Brenner, afirmou ao The Hollywood Reporter que O Último Ritual seria apenas "o último do que chamamos de fase 1" do universo The Conjuring.
O que vai acontecer com Invocação do Mal após a despedida do casal Warren?
Warner Bros. Pictures
Ainda que o estúdio responsável pela franquia esteja com "a fase dois a definir", os protagonistas dela estão seguros que Last Rites é, de fato, a empreitada final deles. Quando a fala de Brenner foi levantada durante uma entrevista, Vera e Patrick demonstraram desconhecer qualquer tipo de plano para sequências de Invocação do Mal:
"Tipo, Fase Um? Nunca tinha ouvido isso antes de ser mencionado hoje. Não faço ideia. É tão difícil. Não consigo separar realisticamente eu e a Vera de Invocação do Mal, então não tenho ideia do que isso significa. Se eles fizessem o filme Invocação do Mal sem a gente, eu nem sei o que dizer!", disse Wilson ao ScreenRant.
Farmiga completou a fala de seu parceiro de cena enfatizando que, caso desejem prosseguir com a franquia sem os Warren, eles deveriam "dar outro nome" para ela sem ser Invocação do Mal e reforçou que eles, definitivamente penduraram "os terços. O crucifixo está de volta na parede, e pronto. Nossas lanternas ficaram sem bateria".
A principal possibilidade levantada para uma continuação que não envolva Ed e Lorraine diretamente é direcionar o protagonismo da história para Judy Warren. A filha dos demonologistas ganha mais destaque no 4º filme e passa a ser interpretada, na versão adulta, pela atriz Mia Tomlison, que demonstrou interesse em reprisar a personagem no futuro:
"Vamos promover isso. Eu adoraria voltar a trabalhar com o Ben [Hardy, que interpreta seu namorado, Tony] e ver mais coisas assustadoras. Vamos lá!", exclamou também ao ScreenRant.
Invocação do Mal 4: O Último Ritual entra em cartaz nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 4 de setembro.