Clint Eastwood insistiu em remover alguns diálogos de seu personagem como o Homem Sem Nome na Trilogia dos Dólares: Ele tinha um objetivo claro
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Às vezes, os atores têm ideias brilhantes que enriquecem o trabalho de direção.

O "homem sem nome" é o anti-herói interpretado por Clint Eastwood na Trilogia dos Dólares dirigida por Sergio Leone: Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito. Todo um personagem que já pertence ao imaginário coletivo e à cultura pop: uma figura esguia, com barba de vários dias, poncho e chapéu, botas de cor canela, afeição desmedida por charutos... e um caráter estoico e silencioso... muito silencioso.

Este silêncio, no entanto, apesar de estar no conceito base do personagem, foi inclusive incrementado e incentivado pelo próprio Eastwood. Eastwood havia visto o filme de Yojimbo, de Akira Kurosawa, no qual Leone se inspirou para fazer Por um Punhado de Dólares - a equipe do japonês chegou a entrar com um processo! - e havia ficado impressionado pelo personagem interpretado por Toshiro Mifune.

Durante as filmagens do filme, Eastwood tomou muito cuidado para não imitar a interpretação de Mifune e quis ir além na hora de moldar sua personalidade: insistiu em eliminar alguns diálogos do roteiro original, o que transformou o personagem em um tipo ainda mais silencioso e misterioso. À medida que a trilogia avançava, este Homem Sem Nome foi se tornando um personagem cada vez mais silencioso e estoico.

Produzioni Europee Associati (PEA) / Arturo González Producciones Cinematográficas / Constantin Film / United Artists

"O papel não era tão sóbrio como no roteiro", contou Eastwood na BBC durante 1977. "Mas, para mim, quanto mais o personagem se aprofundava em cenas expositivas e começava a explicar coisas, mais se dissipava o mistério ou a força do personagem". Como acrescentou: "Você não tem certeza de quem ele é. Nem mesmo tem certeza de que ele seja o herói até três quartos ou a metade do filme".

Leone, por sua vez, não teve problema em seguir o conselho de Eastwood. O próprio cineasta afirma que seus filmes são "basicamente, filmes mudos" e que o diálogo apenas adiciona profundidade.

Como curiosidade, o apelido de Homem Sem Nome foi aplicado depois das filmagens dos filmes, transformando-se assim em uma estratégia de marketing da distribuidora dos filmes, United Artists, para promovê-los juntos nos Estados Unidos. Em Por um Punhado de Dólares seu personagem é creditado com o nome de Joe; em Por uns Dólares a Mais o chamam de Manco; e em Três Homens em Conflito o conhecem como O Loiro por seu cabelo claro.

Três Homens em Conflito
Três Homens em Conflito
Data de lançamento 1 de outubro de 2020 | 3h 00min
Criador(es): Sergio Leone
Com Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef
Usuários
4,6
Assista agora em MUBI

Para se envolver ainda mais no personagem, ao que parece, corre a informação de que jamais colocou na lavadora o característico poncho que usou na trilogia... talvez a expressão característica do ator se devia ao cheiro impressionante que aquilo deveria exalar.

facebook Tweet
Links relacionados