Podemos dizer que, desde que Hollywood existe, houve atores que mudaram de nome, por algum motivo. John Wayne era, na verdade, Marion Robert Morrison, e mais recentemente temos os casos de Vin Diesel (Mark Sinclair Vincent) ou Nicolas Cage (Nicolas Coppola, que optou por mudar o sobrenome para não ser tão associado ao tio Francis Ford Coppola). Outro exemplo, embora não seja tanto uma mudança, mas sim uma abreviação, é Thomas Cruise Mapother IV, mais conhecido como Tom Cruise.
E vamos falar sobre ele. Aparentemente, vários fãs de seus filmes descobriram recentemente nas redes sociais que este é o nome completo do astro de Missão Impossível - O Acerto Final e de clássicos modernos como Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg. Claro, como se trata de Tom, eles podem suspeitar que seu nome completo seja Thomas, mas Mapother IV foi um choque: "Acabei de descobrir o nome verdadeiro completo de Tom Cruise e sinto como se tivesse despertado um mal antigo. Thomas Cruise Mapother IV. Esse é o nome de um Drácula", podemos ler no X.
O que muitos não sabem também é a relação complicada que o ator teve durante sua infância com seu pai, Thomas Cruise Mapother III, e é por isso que ele acabou abrindo mão, em parte, de seu sobrenome: "Ele era um valentão e um covarde, uma pessoa que, se algo desse errado, ele te chutaria, te chutaria com força", disse em entrevista à Parade (via CBS News). "Acabou sendo uma grande lição na minha vida ver como alguém podia te colocar para dormir e te fazer sentir seguro, e então bang! (...) Foi como: 'Há algo estranho neste homem. Não confie nele, tenha muito cuidado perto dele'", lembrou a estrela.
Sua mãe se divorciou do pai quando Tom tinha 12 anos, afastando-o, junto com suas irmãs, daquele ambiente, mas Cruise o reencontrou uma década depois, já em seu leito de morte: "Ele estava no hospital morrendo de câncer e só me deixou vê-lo com a condição de que eu não lhe perguntasse nada sobre seu passado. Quando o vi sofrendo, pensei: 'Nossa, que vida solitária'. Ele tinha quase 50 anos. Foi triste", concluiu o ator sobre o assunto.
Paramount Pictures
Tom Cruise cresceu na pobreza e se mudou
Além de ser um "valentão", a instabilidade profissional do pai também fez com que Tom Cruise crescesse em situação de quase pobreza, sem poder se estabelecer em lugar nenhum e mudando constantemente de escola. Ele também começou a trabalhar com apenas oito anos: "Eu costumava cortar grama e fazer todo tipo de bico para sustentar minha família, mas também para economizar para poder pagar um filme".
Tom Cruise não parou de aceitar todos os tipos de trabalhos, mesmo quando já estava dando os primeiros passos na indústria cinematográfica. Quando conseguiu um pequeno papel em Amor Sem Fim (1981), que conta a história de amor obsessiva e destrutiva entre dois adolescentes, ele trabalhava como garçom em um restaurante. Foi somente com o sucesso estrondoso de Negócio Arriscado (1983) que pudemos começar a falar sobre o nascimento de uma estrela. O resto é história: Tom Cruise tem uma carreira que abrange 50 longas-metragens e mais de US$ 13,35 bilhões em bilheteria.