Se tem um ano que foi extremamente atípico para a indústria cinematográfica, esse ano foi 2020. A chegada da pandemia de COVID-19 fez com que muitos filmes perdessem estreias nos cinemas e sofressem atrasos significativos, ou fossem direto para o streaming.
Tenet foi um deles, com estreia simultânea nos cinemas e no HBO Max, mas os poucos que estrearam nas telonas nos primeiros meses surpreenderam o público e garantiram lugar em cerimônias de premiação.
Uma delas foi esta pequena produção britânica Meu Pai, baseada em uma peça escrita por Florian Zeller, o mesmo autor que a dirigiu para o cinema e também adaptou seu roteiro. Por isso, o diretor ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e foi indicado em outras cinco categorias, duas das quais de Melhor Ator Principal e Melhor Atriz Coadjuvante.
Anthony Hopkins e Olivia Colman foram os atores principais e coadjuvantes deste longa-metragem de drama e suspense que, surpreendentemente, consegue confundir o espectador com sua narrativa, como se estivesse no lugar do personagem principal.
Além do roteiro impressionante, as atuações de ambos os atores foram o que ajudou o filme a se destacar. E se você duvidava, os Oscars que cada um deles ganhou ao longo da carreira podem convencê-lo de que o elenco é 10 estrelas!
Colman ganhou o prêmio de Melhor Atriz por A Favorita, enquanto Hopkins ganhou o prêmio de Melhor Ator por O Silêncio dos Inocentes. Com seu papel no filme de Zeller, ambos tiveram a mesma chance de ganhar outro Oscar, mas apenas Hopkins conseguiu.
Prime Video
O ator por trás de Hannibal Lecter ganhou o reconhecimento mais importante em 2021 após estrelar Meu Pai, cuja estreia no Festival de Cinema de Sundance mais uma vez o colocou em evidência como um dos melhores atores do ano.
No longa, Anthony (Anthony Hopkins) é um homem idoso que sofre de demência e acabou de dispensar sua cuidadora. Ele se recusa a aceitar ajuda de sua filha Annie (Olivia Colman), que está se mudando para Paris e se preocupa em garantir os cuidados dele enquanto estiver fora.
Por isso, ela busca encontrar alguém que possa cuidar de seu pai, que já está começando a perder a noção do que é ou não real. Em meio a memórias esquecidas, momentos de lucidez e tantas mudanças em sua vida, Anthony começa a duvidar de seus entes mais queridos, da própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.
Meu Pai, está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.