Ação elaborada, paisagens e romance de tirar o fôlego: esses são apenas alguns motivos para assistir ao clássico de aventura de Michael Mann, O Último dos Moicanos. O filme de 1992, estrelado pelo vencedor do Oscar Daniel Day-Lewis e Madeleine Stowe, não perdeu nada de seu drama desde então.
Em O Último dos Moicanos, Michael Mann adapta um famoso romance de aventura
Michael Mann (Fogo Contra Fogo) e o corroteirista Christopher Crowe adaptaram o romance clássico de mesmo nome de James Fenimore Cooper para o filme. No entanto, Mann se esforçou para criar uma narrativa cheia de nuances, especialmente na representação dos nativos americanos.

O filme se passa em 1757, durante a Guerra dos Sete Anos na Costa Leste. A terra dos povos indígenas se degenerou em um campo de batalha de interesses coloniais. Os britânicos e os franceses estão em guerra entre si, lado a lado com tribos rivais. No meio de tudo isso está Hawkeye (Day-Lewis), um homem branco que foi criado pelos moicanos. Junto com os moicanos Chingachgook (Russell Means) e Uncas (Eric Schweig), ele quer salvar as filhas sequestradas de um coronel. Hawkeye cruza o caminho do chefe huroniano Magua (Wes Studi), que quer se vingar sangrentamente dos britânicos.
Magua é um dos personagens fascinantes de O Último dos Moicanos porque, apesar de toda a sua brutalidade, sua motivação pessoal e política é compreensível. O longa também abandona as imagens simples de amigo e inimigo das adaptações cinematográficas anteriores, encontrando simpatia onde parecia impensável e compaixão em lugares inesperados. Ao mesmo tempo, o filme está longe de ser um drama histórico frágil. A produção impressiona com sua história romântico-trágica e sua exploração da essência de um herói americano.
“É um pouco desanimador”: Como o método de atuação de Daniel Day-Lewis irritou um de seus colegas de elencoDaniel Day-Lewis aprendeu a esfolar animais em preparação
O foco está no vencedor de três Oscars Daniel Day-Lewis em um papel heroico incomumente direto. O que não o impediu de uma preparação extensa. O inglês passou por um rigoroso treinamento físico e se mudou para uma floresta por um mês para aprimorar suas habilidades de sobrevivência.
Ele até aprendeu a esfolar animais e a lutar com machados, como pode ser lido no British Telegraph. Ele sempre aparecia no set com o rifle de seis quilos de seu personagem e permanecia no personagem mesmo longe das câmeras. As filmagens de quatro meses foram aparentemente tão exaustivas para ele que Daniel mal conseguiu dormir no final e até teve alucinações.
O Último dos Moicanos está disponível para aluguel e compra no Prime Video.