Até hoje, é difícil não associar a imagem de Freeza, um dos antagonistas mais icônicos de Dragon Ball, à figura do vilão pequeno, mas letal. No entanto, antes que o inimigo de Goku estreasse no mangá, Akira Toriyama criou um design monstruoso para o personagem - uma versão que acabou descartada.
Assim como Cell, Freeza passou por diversas transformações ao longo das sagas, mas nenhuma delas pode ser considerada imponente, visualmente falando. Graças aos “Arquivos Toriyama” - uma seção do site oficial de Dragon Ball constantemente atualizada -, os fãs puderam contemplar diversas artes perdidas do mangaká, e uma delas mostra como era um dos esboços iniciais de Freeza. Confira abaixo:
Shueisha
Nesta iteração, podemos ver um personagem com um rosto mais agressivo, apresentando grandes chifres (como nas primeiras transformações) e uma estrutura corporal mais robusta. Não se sabe o motivo pelo qual Toriyama e sua equipe descartaram o desenho, mas ele mostra que por trás de cada decisão final há um leque escondido de possibilidades.
Da parte dos fãs, só é possível saudar a mudança. Embora a versão mostrada do vilão seja certamente assustadora, nada se compara ao design refinado atual - responsável por criar um contraste agudo com o sádico demônio que Freeza é.