Festival de Gramado 2025: Confira os filmes que disputam o Kikito; abertura terá vencedor do Urso de Prata
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 e 23 de agosto.

Nesta terça-feira (08), foram revelados os longas-metragens brasileiros de ficção que estão na disputa pelo Kikito no 53º Festival de Cinema de Gramado. A edição de 2025 acontece entre 13 e 23 de agosto em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Foram selecionados seis filmes de ficção para a competição do Festival de Gramado em 2025: A Natureza das Coisas Invisíveis, Cinco Tipos de Medo, Nó, Papagaios, Querido Mundo e Sonhar com Leões. A curadoria desta edição foi realizada pelos atores Caio Blat e Camila Morgado ao lado do jornalista, professor e crítico Marcos Santuario.

A abertura oficial está marcada para 15 de agosto, com exibição de O Último Azul, filme de Gabriel Mascaro que conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Longas-metragens brasileiros na competição principal do Festival de Gramado 2025

A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo

Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini

, de Laís Melo

Papagaios, de Douglas Soares

Querido Mundo, de Miguel Falabella

Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco

"Nesta seleção de obras, reunidas sob o olhar atento de uma curadoria comprometida com a pluralidade, a urgência e a sensibilidade, apresentamos um panorama potente do cinema atual", diz Marcos Santuario. "Os seis filmes compõem uma amostra vibrante e necessária de narrativas que dialogam com o presente, sem abrir mão da complexidade humana e estética".

"Não foi uma tarefa simples, pois vimos muitos trabalhos criativos, poderosos e com vozes próprias, que reafirmam a força do nosso audiovisual e da nossa cultura", acrescenta Camila Morgado sobre os filmes da competição. "Buscamos selecionar obras que apostam na diversidade de temas, linguagens, territórios, gêneros e nos convidam a refletir. São filmes com marcas autorais que provocam, sensibilizam e, acima de tudo, nos representam".

"Nosso foco foi contemplar essa variedade de temas, de narrativas, mesclar nomes consagrados com novas promessas. Espero que o público se deslumbre com a força do nosso cinema, com o vigor com que ele se renova e se reafirma", completa Caio Blat.

facebook Tweet
Links relacionados