Metade de Hollywood votou: Este é o melhor filme de guerra dos últimos 25 anos!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Mais de 500 grandes cineastas escolheram os 100 melhores filmes do século XXI.

Hollywood se pronunciou: o The New York Times entrevistou mais de 500 diretores, atores e outras figuras influentes da indústria cinematográfica para selecionar os 100 melhores filmes lançados desde 1º de janeiro de 2000.

É claro que os 100 filmes abrangem uma ampla gama de estilos, formatos e temas, e por isso a classificação geral pode ser facilmente dividida em listas menores para diferentes gêneros. Por exemplo, a obra-prima de Wong Kar-wai, Amor à Flor da Pele (4º lugar), seria o melhor filme de romance dos últimos 25 anos, Corra! (8º lugar), o melhor filme de terror, Mad Max: Estrada da Fúria (11º lugar), o melhor filme de ação e ficção científica, e Zodíaco (19º lugar), o melhor suspense.

Agora, quando se trata do melhor filme de guerra desde 2000, Bastardos Inglórios lidera, ficando em 14º lugar no ranking geral. Embora Zona de Interesse também tenha como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e esteja duas posições à frente do sucesso de Quentin Tarantino, o filme se passa principalmente em ambientes privados e evita qualquer representação direta da guerra.

Universal Pictures

Bastardos Inglórios, por outro lado, é um épico de vingança estilizado e violento que apresenta uma espécie de história alternativa da Segunda Guerra Mundial. O filme acompanha duas tramas paralelas: um grupo de soldados judeus-americanos liderados pelo Tenente Aldo Raine (Brad Pitt), que caça e escalpela nazistas na França, e a dona de cinema judia Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent), que planeja sua própria vingança contra a liderança nazista.

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, com Christoph Waltz levando para casa uma estatueta de ouro por sua interpretação, agora icônica, de Hans Landa.

Aliás, muitos outros filmes de guerra sequer aparecem na lista dos 100 melhores. Na 65ª posição está o vencedor do Oscar Oppenheimer, de Christopher Nolan, que, embora não seja um filme de guerra no sentido tradicional, aborda o desenvolvimento da bomba atômica no contexto da Segunda Guerra como tema central. Já o intenso drama sobre a Guerra do Iraque, Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, que também ganhou vários prêmios da Academia, garantiu a 68ª posição.

Bastardos Inglórios está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados