Entre tantas joias animadas lançadas pela Disney nas últimas décadas, algumas acabaram passando batido — seja pelo timing errado, por bilheteria modestas ou pela falta de princesas e canções épicas. Mas A Nova Onda do Imperador (2000) é prova viva de que nem todo clássico precisa parecer um conto de fadas para conquistar corações.
A animação, que estreou em um momento complicado para o estúdio — logo após os resultados mornos de Fantasia 2000 e Dinossauro —, foi pensada originalmente para ser mais uma produção grandiosa no estilo de O Corcunda de Notre-Dame, O Rei Leão e Pocahontas.
Mas com mudanças de direção criativa, reescritas de roteiro e reestruturações internas, o projeto acabou tomando um rumo totalmente diferente. O resultado? Um dos filmes mais absurdamente engraçados e irreverentes da Disney — e sim, antes de eu apreciar essa obra hilária, eu o achava ruim.
Estrelado pelo arrogante (e divertido) imperador Kuzco, que se transforma em uma lhama por acidente e precisa aprender humildade ao lado do camponês Pacha, o longa se destaca por sua comédia afiada, personagens memoráveis (uma menção especial para o Kronk) e um ritmo leve que conquista qualquer espectador, independentemente da idade.
Disney+
Infelizmente, nas bilheterias, A Nova Onda do Imperador não foi um sucesso, arrecadando apenas 170 milhões de dólares, em comparação com o investimento de 100 milhões de dólares do estúdio. No entanto, foi aclamado pela crítica e, com o tempo, tornou-se um dos filmes cult da era pós-Renascença da Disney.
Ao lado de Lilo & Stitch, o filme provou que havia espaço para histórias mais despretensiosas, com narrativas rápidas e muito carinho e simpatia. Um daqueles filmes que sempre esquecemos que existe, mas que sem dúvida merece muito mais reconhecimento.
Para quem perdeu esse clássico na infância ou simplesmente quer dar boas risadas com um dos roteiros mais sarcásticos da animação, a boa notícia é que A Nova Onda do Imperador está disponível no Disney+. Um lembrete divertido que até os imperadores mais mimados podem aprender grandes lições — e render ótimos memes no caminho.