Em meados de 1989, os cinemas de todas as partes do mundo receberam Os Donos da Noite, um longa-metragem de comédia dirigido, roteirizado e protagonizado por Eddie Murphy. Detonado pela crítica especializada, o filme não rendeu boas memórias ao ator, conforme ele próprio admitiu durante uma entrevista passada.
Em conversa com o The New York Times na década de 1990, Murphy compartilhou os bastidores de Harlem Nights (no original), confessando que se aventurar na direção foi um erro. Na época, a produção chegou a receber uma Framboesa de Ouro de Pior Roteiro, além de uma indicação na categoria de Pior Diretor.
“Todos os meus colegas começaram a fazer filmes em que dirigiam, produziam e estrelavam. Então eu disse: 'Deixe-me ver como é'. Mas eu não curti e odiei fazer isso durante todo o trajeto, e isso afetou meu desempenho”, colocou Murphy sobre Os Donos da Noite.
Para quem não conhece, o longa conta a história de Sugar Ray, um homem que é dono de um cassino ilegal, ao lado do pai, no Harlem. Ameaçados por mafiosos e policiais corruptos, eles se envolvem em confusões para tentar sobreviver no bairro, usando a trapaça como um dos seus principais recursos.

O elenco contou com outros nomes conhecidos da grande indústria, como Richard Pryor, Danny Aiello, Della Reese e Berlinda Tolbert. Após Os Donos da Noite, Murphy desistiu de vez da direção - certamente, traumatizado com toda a experiência negativa.