Começou hoje a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, que vai até o dia 7 de junho, com entrada gratuita em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Entre os destaques do evento estão as homenagens ao ator e diretor Antônio Pitanga e a Louiz Carlos da Silva, presidente do Instituto Zeca Pagodinho. Ambos receberão o Troféu Zeca Pagodinho, símbolo do festival, entregue pelo próprio artista. A cerimônia será seguida da exibição do longa Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga.
A programação ainda inclui 15 curtas-metragens em competição, divididos entre as categorias Nacional, Baixada e Gospel, com prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atriz, Ator e Júri Popular. Os filmes serão avaliados por um time de jurados que inclui nomes como Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira, Marcelo Marão, entre outros.
O festival ainda conta com espaço para o público infantojuvenil na Mostrinha Infantil, que traz produções da Globo Filmes como Só no Sertão, Pés de Peixe, Revolução da TV e Jorge Quer Ser Repórter.
Além disso, o evento oferece a oficina “Atuação para Câmera”, ministrada por Vinícius de Oliveira (Central do Brasil), também aberta ao público.
Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, o festival busca ampliar o acesso ao cinema na Baixada Fluminense e valorizar as produções audiovisuais feitas em diferentes regiões do país.