2ª edição do Festival de Cinema de Xerém estreia com homenagens e exibição gratuita de filmes
Paola Burlamaqui
Paola Burlamaqui
Apaixonada por entretenimento e cultura pop. Se deixar, fica o dia inteiro vendo série e comendo um docinho!

A programação conta com mostras competitivas, exibições, homenagens e oficinas.

Começou hoje a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, que vai até o dia 7 de junho, com entrada gratuita em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Entre os destaques do evento estão as homenagens ao ator e diretor Antônio Pitanga e a Louiz Carlos da Silva, presidente do Instituto Zeca Pagodinho. Ambos receberão o Troféu Zeca Pagodinho, símbolo do festival, entregue pelo próprio artista. A cerimônia será seguida da exibição do longa Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga.

A programação ainda inclui 15 curtas-metragens em competição, divididos entre as categorias Nacional, Baixada e Gospel, com prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atriz, Ator e Júri Popular. Os filmes serão avaliados por um time de jurados que inclui nomes como Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira, Marcelo Marão, entre outros.

O festival ainda conta com espaço para o público infantojuvenil na Mostrinha Infantil, que traz produções da Globo Filmes como Só no Sertão, Pés de Peixe, Revolução da TV e Jorge Quer Ser Repórter.

Além disso, o evento oferece a oficina “Atuação para Câmera”, ministrada por Vinícius de Oliveira (Central do Brasil), também aberta ao público.

Pitanga
Pitanga
Data de lançamento 6 de abril de 2017 | 1h 50min
Criador(es): Beto Brant, Camila Pitanga
Com Antonio Pitanga, Camila Pitanga, Caetano Veloso
Imprensa
4,2
Usuários
3,0
Adorocinema
4,0

Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, o festival busca ampliar o acesso ao cinema na Baixada Fluminense e valorizar as produções audiovisuais feitas em diferentes regiões do país.

facebook Tweet
Links relacionados
  • Festival de Xerém: Jovens cineastas da Baixada Fluminense exibem suas obras no 2° dia do evento - conheça os concorrentes ao troféu Zeca Pagodinho
  • Festival de Xerém: Hsu Chien se orgulha de ser uma referência para os jovens cineastas da região - diretor foi um dos grandes homenageados do evento (Entrevista)
  • Festival de Xerém: Após passar pelo Festival de Locarno, Pássaro Memória é o curta-metragem mais premiado da Mostra Fluminense