Este sucesso de bilheteria é adorado pelos cientistas: "O mais próximo da realidade que um filme de ficção científica pode chegar"
Evelyn Souza
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Um filme desastre de 1998 foi muito bem recebido nos círculos científicos!

Há 27 anos, aconteceu talvez o duelo de gêmeos mais lendário da história do cinema: Armageddon e Impacto Profundo foram dois filmes que competiram entre si, nos quais um meteorito ameaça destruir nosso planeta. Aparentemente, eles tocaram num ponto sensível, porque tanto o longa com Bruce Willis e Ben Affleck quanto seu concorrente, estrelado por Morgan Freeman e Elijah Wood, acabaram sendo sucessos.

Não havia como escapar de Armageddon - afinal, o filme de ação e ficção científica dirigido por Michael Bay foi de longe o maior sucesso de 1998, com uma bilheteria mundial de 553,7 milhões de dólares. Mas Impacto Profundo também conseguiu arrecadar cerca de 349 milhões - com um orçamento de produção estimado em 75 milhões, sendo significativamente mais barato que seu rival de 140 milhões de dólares.

Há 27 anos, este filme misturou explosão espacial e ficção científica para rivalizar com Impacto Profundo

Mas Armageddon está mais profundamente gravado na memória coletiva, o que se deve não apenas ao seu sucesso, mas também ao fato de ser o mais barulhento, mais brilhante e mais marcante dos dois filmes. Em um aspecto, no entanto, Impacto Profundo está à frente: enquanto Bay confiou principalmente em efeitos espetaculares, a equipe liderada pela diretora Mimi Leder confiou em conhecimento científico – entre outros, Gerry Griffin, ex-diretor do Centro Espacial Lyndon B. Johnson da NASA, foi contratado como consultor.

Essa abordagem valeu a pena. Embora Armageddon seja frequentemente ridicularizado por suas inúmeras improbabilidades, Deep Impact, no original, ainda desfruta de boa reputação nos círculos científicos. Por exemplo, Sidney Perkowitz, professor de física na Universidade Emory, na Geórgia, disse ao Salon:

"Impacto Profundo oferece a melhor combinação de conteúdo amplamente cientificamente preciso, bons efeitos especiais, uma história dramática e uma visão do que um impacto de cometa significaria para os indivíduos e para o mundo inteiro. Acho que é o mais próximo da realidade que um filme de ficção científica pode chegar."

Impacto Profundo Paramount Pictures
Impacto Profundo

Impacto Profundo plausível, Armageddon inacreditável

E Clark R. Chapman, um renomado cientista no campo da ciência planetária, só tem elogios ao drama de desastre (via Espinof.com) – especialmente em comparação direta com Armageddon:

"Se tal ameaça realmente existiu, Impacto Profundo descreve uma sequência geral plausível de eventos. [...] Armageddon pode se passar no presente [Nota: Impacto Profundo se passa em um futuro próximo e não especificado], mas apresenta uma história completamente implausível e uma imagem completamente irreal do corpo celeste que se aproxima."

Impacto Profundo
Impacto Profundo
Data de lançamento 22 de maio de 1998 | 2h 01min
Criador(es): Mimi Leder
Com Vanessa Redgrave, Maximilian Schell, Morgan Freeman
Usuários
4,0
Assistir em streaming

Impacto Profundo está disponível na Netflix e Mercado Play, enquanto Armageddon figura o catálogo do Disney+ e também Mercado Play.

facebook Tweet
Links relacionados