Herege: Final explicado de um dos melhores filmes de terror de 2024
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Estrelado por Hugh Grant, Sophie Thatcher e Chloe East, Herege está disponível no catálogo do Prime Video.

Herege foi um dos melhores filmes de terror de 2024 e chegou ao streaming fazendo sucesso, disponível no catálogo do Prime Video. Estrelada por Hugh Grant, Sophie Thatcher e Chloe East, a produção tem diversas reviravoltas, inclusive um final ambíguo que deixou muita gente confusa. Por isso, venha entender o que acontece na cena!

Herege
Herege
Data de lançamento 20 de novembro de 2024 | 1h 50min
Criador(es): Scott Beck, Bryan Woods
Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East
Usuários
3,8
Adorocinema
4,5
Assista agora no Prime Video

Em Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a recepção amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, elas percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores, mas uma batalha pela própria sobrevivência.

Final explicado de Herege: Diretores comentam sobre cena ambígua e seu significado

A24

Após toda tensão no porão de Reed, na parte final de Herege, Barnes ressuscita rapidamente, atacando e matando o vilão interpretado por Hugh Grant. Desta forma, Paxton escapa ferida da casa e uma borboleta pousa em sua mão na última cena.

Em determinado momento do filme, Paxton conta sobre seu desejo de ressuscitar como uma borboleta quando morrer. Isso deixa em aberto o significado do final de Herege, com teorias de que borboleta poderia ser Barnes, apenas uma representação da fé de Paxton, que ela estava apenas sonhando ou não teria sobrevivido aos seus ferimentos.

Em entrevista à Entertainment Weekly, os diretores de Herege explicaram que a intenção sempre foi manter essa ambiguidade no final, como afirma Scott Beck:

Com o final, esperamos que as pessoas assistam e tenham uma interpretação bem específica, mas esperamos que seja diferente de pessoa para pessoa

"Para nós, o final significa algo específico, mas dizer o que o final significa é quase como dizer: 'Esta religião aqui é a única religião verdadeira'. Está quase nesse nível. Será muito interessante ver quando mais pessoas assistirem ao filme e o absorverem, mas esperamos que as pessoas tenham uma interpretação clara e a defendam em conversas", acrescenta Bryan Woods sem revelar o que a cena final de Paxton realmente representa.

"Eu, pessoalmente, sinto que não tenho apenas uma leitura — cada vez que assisto, parece diferente", confessa Sophie Thatcher. "Da última vez que assisti, senti uma esperança que nunca havia sentido antes. O último monólogo de Chloe [East] me tocou de uma forma que realmente me impactou. E então, naquele último momento, eu estava apenas soluçando e me senti menos condenada e mais esperançosa. Mas, outras vezes, é completamente diferente. Acho que depende muito do meu estado. É interessante que, embora tenhamos atuado e já tenhamos visto o filme tantas vezes, eu me sinto diferente a cada vez que o assisto".

Chloe East concorda: "É o meu sentimento também. Sempre muda dependendo de fatores diferentes, mas tive amigos na exibição que disseram: 'Não acredito que aquele milagre aconteceu; não acredito que você sobreviveu no final! Você rezou por ele e deu certo!'. E também tive outros amigos que disseram: 'É, bem, obviamente você morreu. Você morreu!'. E há opiniões muito polarizadas, e o mais bonito é que nenhuma delas está certa ou errada. É simplesmente como deveria ser. E eu nem sinto que pende para um lado. É aberto".

Ou seja, não existe uma resposta definitiva para o final de Herege, cabe você assistir e tirar suas próprias interpretações sobre a cena final de Paxton e a borboleta.

facebook Tweet
Links relacionados