Popular em meados de 2012, a franquia de livros e filmes criados por Suzanne Collins conquistou um público fiel nos últimos anos. Com isso, a saga que acompanha Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos Jogos Vorazes é vista como uma das maiores no gênero de aventura e fantasia. Assim, diante do sucesso, não demorou muito para que as obras literárias, assim como as adaptações, ganhassem dois spin-offs.
Com previsão para ser lançado em 2026, a adaptação baseada no recente livro homônimo de Collins, Amanhecer na Colheita, chega apenas dois anos após a estreia mundial de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Assim, os fãs aguardam ansiosamente para saber mais sobre o universo dos Jogos Vorazes e sanar a curiosidade por trás da produção e enredo.
Indo muito além de um simples spin-off, Amanhecer na Colheita é, na verdade, uma prequela de Jogos Vorazes, onde a trama é focada em acontecimentos que precedem os desafios vividos por Peeta e Katniss. Logo, diante isso, é importante salientar que nesta adaptação, assim como parte da história, não veremos os personagens principais vividos por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, assim como Gale (Liam Hemsworth) e Prim (Willow Shields).
O enredo terá como foco principal relatar a experiência de Haymitch Abernathy ainda jovem sobrevivendo aos massacres Quinquagésima Edição dos Jogos Vorazes. O protagonista será separado da família e convocado para lutar por sua vida ao lado de outros três tributos. Porém, ao longo dos eventos mortíferos, o garoto do Distrito 12 descobre que estão jogando contra ele e que tudo é armado para o seu fracasso.
Lionsgate
No livro vemos alguns personagens que conhecemos na saga principal e que retornarão em uma versão mais jovem como Effie (Elle Fanning), Mags (Lili Taylor), Wiress (Maya Hawke), Beetee (Kelvin Harrison Jr.). Além deles, foi confirmado Jesse Plemons como Plutarch, que estará por trás da idealização dos Jogos, Ralph Fiennes como presidente Snow e Kieran Culkin como Caesar Flickerman.