Avaliado com 4,7 estrelas de 5, Gladiador é simplesmente considerado o melhor filme de Ridley Scott pelos leitores do AdoroCinema. Com uma trilha sonora imperial, direção notável, elenco impecável e diversas falas inesquecíveis, o longa também é lembrado por seus momentos épicos que fizeram nossos corações baterem um pouco mais rápido e nos deixaram de cabelos em pé.
Desde os primeiros minutos, Gladiador dá o tom com uma batalha de tirar o fôlego. Pontuada pela trilha sonora inspiradora de Hans Zimmer no auge de sua carreira, a cena se passa na Germânia, onde as legiões romanas estão se preparando para sua batalha final contra uma horda de bárbaros.
Potência e finesse
Graças às ideias magistrais de direção de Scott, a sequência oscila constantemente entre violência e delicadeza, poder e sutileza.
Universal Pictures
Depois de acariciar ternamente o trigo no campo, onde sua esposa e filho o aguardam, o General Maximus emerge de seu devaneio para retornar ao campo de batalha. Antes de se virar para se juntar aos seus homens, seu olhar se detém em um último detalhe que o afasta ainda mais da terrível realidade da guerra: um pequeno tordo, empoleirado em um frágil galho de árvore, voa com asas rápidas.
Exausto pela luta, mas pronto para conquistar a vitória final que lhe permitirá retornar para casa, ele avança resolutamente em direção aos seus soldados, cujo respeito inabalável ele conquistou através de suas batalhas. Em poucos gestos, em poucas palavras, em poucos segundos, o espectador compreende profundamente quem é Maximus Decimus Meridius.
O restante desta introdução inesquecível, que, portanto, continuará com um confronto sangrento, só confirma a força do filme e fortalece o caráter de seu protagonista.
Gladiador está na Netflix e no Prime Video.