O 70º aniversário da Disneylândia traz polêmica: Robô de Walt Disney é tão realista que até copia seu jeito de piscar
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

A iniciativa deixou fãs e familiares divididos.

Embora Walt Disney tenha falecido em 1966, seu impacto na empresa que fundou continua a ter uma profunda influência em cada decisão. Em 2025, a Disneylândia original da Califórnia completa 70 anos, e o aniversário foi a ocasião que o parque escolheu para revelar sua mais nova criação: um show biográfico da vida do estimado fundador. E quem conta a história é ninguém menos que o próprio Walt – ou pelo menos uma versão animatrônica dele, que já está causando espanto.

Para a empresa isso é motivo de orgulho inestimável. Em um comunicado oficial, eles compartilharam detalhes da criação do espetáculo, que levará os visitantes ao teatro Opera House, servindo como escritório de Walt dois anos antes de sua morte. Lá, ele compartilha, entre outras coisas, as plantas do parque original, transmite alguns de seus discursos famosos e surpreende o público com uma figura que promete ser pensada nos mínimos detalhes.

Representação artística do robô de Walt Disney Disney
Representação artística do robô de Walt Disney

Embora poucas informações tenham sido dadas sobre o show além de seus 17 minutos de duração, e nem o animatrônico em si foi mostrado, o projeto teve seus detratores desde o início. A mais vocal é a neta do fundador, Joanna Miller, que expressou seu claro descontentamento em uma postagem no Facebook chamando o projeto de "desumanizador". "Eu agradeceria sua ajuda para convencer a EMPRESA a abandonar o robô do Vovô. Se você pensa da mesma forma, talvez escreva cartas." É uma decepção compartilhada por muitos fãs, e isso conseguiu manchar a recepção da iniciativa.

A rejeição não é estranha aos gerentes do projeto. Em uma declaração, Tom Fitzgerald, um dos engenheiros por trás do animatrônico, argumentou que é simplesmente outra maneira de contar a história do fundador, algo que já foi feito em outras mídias. Ao mesmo tempo, ele acredita que Walt teria gostado. A tecnologia evoluiu muito desde que ele próprio estreou um Lincoln animatrônico anos atrás, apresentado naquele mesmo teatro.

A empresa dona do Mickey Mouse ainda disse que o objetivo era que o espectador se sentisse "na presença de Walt". E Fitzgerald relatou detalhes minuciosos que foram recriados, como o tamanho do seu sapato, seu "jeito de piscar" e até mesmo a tentativa (sem sucesso) de usar os mesmos produtos de cabelo para passar no robô. Para sua voz, confirmam ter utilizado trechos do arquivo audiovisual que ele deixou ao longo dos anos.

Mickey Mouse
Mickey Mouse
Data de lançamento 2013-06-28
Séries : Mickey Mouse
Usuários
3,1
Assista agora no Disney +

Esta não é a primeira vez que tentativas de ressuscitar Walt digitalmente causam desconforto entre fãs e familiares. Em 2023, outro programa criou um holograma dele com imagens de arquivo. Ainda não se sabe se alguma mudança será feita em antecipação à estreia na Opera House em 17 de julho, mas espere outra onda de reações quando o animatrônico for revelado.

facebook Tweet
Links relacionados