Avatar: Fogo e Cinzas, o aguardado próximo filme do universo de ficção científica de James Cameron, finalmente chegará aos cinemas este ano. Como a franquia está planejada para um futuro bem mais distante, parece que o diretor só fará filmes de Avatar até o fim da vida.
Mas Cameron não quer mais ocupar a cadeira de diretor o tempo todo. Ano passado, ele anunciou um novo projeto de filme que quer dirigir depois de sua temporada em Avatar. Agora ele confirmou novamente e deu um novo passo em relação à proposta!
Walt Disney Studios Motion Pictures
O novo projeto é sobre uma história real
Em 2024, surgiram notícias que o diretor estava planejando um filme sobre Tsutomu Yamaguchi. O japonês sobreviveu aos dois ataques com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945. Em agosto de 2025, um novo livro de não ficção intitulado Fantasmas de Hiroshima será publicado, que descreverá sua história com mais detalhes e servirá de base para o filme planejado pelo diretor.
De acordo com o Deadline, Cameron contratou o ator Martin Sheen (Apocalypse Now) como narrador do audiolivro da obra de Charles Pellegrino. Dizem que o diretor ainda está entusiasmado com a dublagem da estrela do marco cinematográfico anti-guerra de Francis Ford Coppola. O criador de Avatar também falou ao portal da indústria sobre seu projeto de filme planejado:
É um assunto sobre o qual... sempre quis fazer um filme e venho explorando há anos. Conheci Tsutomu Yamaguchi, um sobrevivente de Hiroshima e Nagasaki, poucos dias antes de sua morte. Ele estava no hospital. Ele nos passou o bastão de sua história pessoal, então eu tenho que fazer isso. Não consigo desviar o olhar disso.
Quando o novo filme de James Cameron será lançado nos cinemas?
Até agora, é difícil estimar quando o diretor fará o filme sobre Tsutomu Yamaguchi. Após a conclusão de franquia Avatar — o terceiro e o quarto longa da saga —, inicialmente não havia certeza de que Cameron também dirigiria o quinto filme da série. No entanto, ele falou recentemente sobre querer continuar dirigindo a franquia.
Isso significaria que ele só poderia começar a filmar o filme histórico baseado em fatos reais muito mais tarde. Portanto, definitivamente não esperamos que o projeto seja lançado antes de 2028.