Levar uma das histórias mais fofas e cativantes do cinema para outro formato é um desafio que Dean Fleischer Camp se propôs após receber o convite da Disney para comandar o live-action de Lilo & Stitch. Embora o resultado dessa empreitada seja vista nas telonas apenas em algumas semanas, o cineasta garante que sua forma de pensar deve garantir uma experiência completamente nova, sem abandonar o coração do longa animado.
À Entertainment Weekly, o diretor revelou seu primeiro pensamento quanto a este trabalho: "O verdadeiro truque", disse, "é tentar fazer um filme que rime muito bem com o que as pessoas lembram do original, sem apenas fazer uma cópia exata."

Para ele, entender como Stitch pode se comportar em um filme live-action foi outro macete:
"O foco dele é a destruição, e grande parte da comédia do personagem vem desse impulso", explica. "A violência, na verdade, é muito difícil de fazer; ela simplesmente se desenvolve de forma muito diferente. Em um filme de animação, você poderia ter um acidente de carro com 10 carros realmente engraçado, mas eu desafiaria qualquer diretor de live-action a fazer um acidente de carro com 10 carros realmente engraçado."
Dessa forma, Dean entendeu que a adaptação teria um misto da história reconhecível com elementos completamente novos, que serviriam à nova abordagem. "Tínhamos que descobrir maneiras de suavizar as coisas que não funcionavam em live-action, mas também encontrar coisas novas que pudéssemos fazer e que o filme de animação não conseguiu", completou.
"Eu tentei": Diretor de Lilo & Stitch lutou para impedir que a Disney tirasse toda a graça de um dos personagens favoritos do público no live-actionNa entrevista, o diretor de Marcel, a Concha de Sapatos elencou as principais mudanças da nova versão. Primeiramente, pontuou que o relacionamento entre Lilo (Maia Kealoha) e Nani (Sydney Agudong) terá ainda mais relevância e profundidade no filme, já que a ideia era "se aprofundar nos relacionamentos, especialmente nos personagens humanos deste filme".
"Em um filme live-action", acrescenta ele, "se vamos retratar uma criança de 6 anos sendo arrancada da irmã pelos serviços sociais, é preciso realmente acreditar nesse relacionamento. Não dá para trair ou disfarçar. É preciso ir fundo, fazer com que essas coisas se encaixem e sentir que estamos retratando uma experiência real."

Conforme antecipamos aqui, Jumba e o Agente Pleakley também foram reformulados de uma maneira que não agradou muito aos fãs, já que eles devem se disfarçar como seres humanos de verdade, não como alienígenas tentando enganar as pessoas com perucas e adereços.
"O humor deles andando pelo Havaí vestidos com esses disfarces terríveis, onde Pleakley ainda tem um olho, é um pouco mais difícil de acreditar em live-action", explicou ele que ainda confirmou ter feito testes com a equipe de efeitos visuais - e o resultado teria sido bem ruim.
Por último, embora os dubladores originais obviamente não reprisarem seus personagem (com exceção de Stitch que segue na voz de Chris Sanders), o filme terá participações especiais do elenco de dublagem da animação. "Todos que trabalharam no original ainda se sentem muito próximos do projeto. Foi um presente tão grande que todos ficaram tão animados em nos ajudar e apoiar."

Ainda há muito a ser revelado pelo estúdio, mas o conteúdo completo estará disponível apenas em 22 de maio, quando Lilo & Stitch chega aos cinemas brasileiros.