Além da Linha Vermelha (1998) marcou o retorno de Terrence Malick ao cinema após 20 anos de ausência. Seu longa-metragem anterior, Cinzas no Paraíso, havia estreado em 1978 e, duas décadas depois, ele retornou com uma de suas melhores produções. Esta adaptação do romance autobiográfico de James Jones (1962), segundo os rumores, levou 7 meses para ter uma montagem preliminar, que durava 5 horas. O resultado final ainda obsessiona aqueles que o viram e vale absolutamente a pena.
Em 1942, durante a Guerra do Pacífico, um fugitivo do Exército dos Estados Unidos, que vive em paz com os habitantes de uma pequena ilha no Pacífico Sul, é descoberto por seu comandante e forçado a retornar ao serviço ativo para a Batalha de Guadalcanal. Quando sua unidade desembarca na ilha, não parece haver muita resistência até que penetram nos territórios do interior... é então que tudo muda. Além do caos e dos assassinatos, o filme faz grandes reflexões sobre a vida, o amor e a guerra.
"A guerra é o inferno"
Como Terrence Malick demonstrou em várias ocasiões ao longo de sua filmografia, ele adiciona ao conflito central pequenas tramas que se entrelaçam com a violência. Aqui, explora a intimidade dos soldados através de monólogos de voz em off interior. E tem uma mensagem firme: "a guerra é o inferno".
Malick nos torna testemunhas impotentes diante da dura luta dos jovens soldados que, pouco a pouco, vão perdendo sua inocência. Já foi feito antes, mas o que distingue este filme é que não toma partido e apresenta uma visão além do conflito. Faz isso, por exemplo, com os povos indígenas da Melanésia, que retrata em sua vida mais cotidiana. Dessa forma, chama a atenção o contraste entre a beleza da região e a feiura dos humanos destruindo a ilha com explosões.

Mais que um filme de guerra, Além da Linha Vermelha é uma experiência profunda e reflexiva, protagonizada por uma série de atores de renome -que ainda não eram estrelas, mas logo seriam-: Jim Caviezel, Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, John Cusack, Woody Harrelson, Jared Leto, Nick Nolte, John C. Reilly e John Travolta, para citar apenas alguns.
Por tudo isso, não é de se estranhar que o filme alcance 4 estrelas -de 5- entre os usuários do AdoroCinema. 80% de aprovação!
Além da Linha Vermelha está disponível no Disney+.