O Papa Francisco faleceu em 21 de abril e Conclave, o filme de Edward Berger indicado a oito Oscars este ano, se tornou um assunto em alta entre os cinéfilos. Porém, tem outro filme que chamou atenção nos últimos dias, conforme a verdadeira seleção para o próximo Papa se aproxima.
Estamos falando de Dois Papas, filme da Netflix lançado em 2019 e que, recentemente, teve um pico de audiência, acumulando 30 vezes mais visualizações na semana seguinte à morte do pontífice.
De acordo com dados compartilhados pelo serviço de streaming, o filme acumulou 3,2 milhões de visualizações globalmente na Netflix na semana de 21 a 27 de abril. Isso o colocou na 7ª posição na lista dos 10 melhores filmes do mundo durante o período, de acordo com a plataforma de streaming.
Qual é o enredo de Dois Papas?
Ambientando em Buenos Aires, no ano de 2012, Dois Papas acompanha o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce), que está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja.
Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.
O longa-metragem recebeu três indicações ao Oscar 2020, incluindo a de Melhor Ator para Jonathan Pryce, Melhor Ator Coadjuvante para Anthony Hopkins e Roteiro Adaptado, mas acabou saindo de mãos vazias.
Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles e roteirizado por Anthony McCarten, foi inspirado em eventos reais, mas a história é uma ficção que toma liberdades significativas para fins dramáticos. O filme está disponível no catálogo da Netflix.