Robôs exterminadores, aliens, viagens para o espaço e para o passado, os anos 1980 foram uma época muito frutífera para o cinema de ficção científica. Grandes clássicos do gênero, como Robocop, O Exterminador e De Volta Para o Futuro, fizeram suas estreias nessa década repleta de icônicas tramas e criaturas assustadoras e extraterráqueas. Uma delas, a célebre saga do Predador, acaba de ganhar um próximo título para a coleção com Predador: Terras Selvagens.
Lançado em 1987, o primeiro filme da franquia solidificou Arnold Schwarzenegger como um sucesso do gênero de ação e contava a história de uma equipe que, designada para resgatar reféns políticos na América Central, depara-se com uma ameaça maior que uma guerrilha armada: uma criatura brutal, tecnologicamente avançada e de força sobre-humana e alienígena que está caçando cada um dos integrantes do grupo.
Reunindo agora cinco sequências, O Predador esteve na vanguarda dos efeitos visuais de uma época anterior ao CGI. Estas são algumas imagens de bastidores das artimanhas criativas propostas pela equipe de maquiagem e efeitos práticos para dar vida a um universo monstruoso único e que agora faz parte da história do gênero de ficção científica.

Uma decisão inovadora do supervisor de efeitos visuais de O Predador (1987), Joel Hynek, permitiu com que uma das cenas mais memoráveis do filme fosse feita. Quando foi preciso gravar o monstro perseguindo suas potenciais vítimas no meio da selva usando seu dispositivo de camuflagem, Joel teve a ideia de usar um efeito parecido com o de tela verde, porém com um terno vermelho que permitisse apagar a silhueta da criatura.
“Tínhamos feito um comercial para Southern Bell onde tínhamos uma pessoa de terno vermelho e eles seguravam uma esfera verde contra a tela azul”, comentou Hynek em entrevista para o VFX Blog. Foi assim que a equipe imaginou: “Mais ou menos como uma tela azul ao contrário, no qual seu assunto é a tela e o primeiro plano é, na verdade, o plano de fundo”

Além da vestimenta vermelha, capaz de mesclar a armadura do alienígena com o fundo, o famoso artista de maquiagem e efeitos práticos Stan Winston, responsável pelo visual conhecido do predador, não foi o primeiro a desenhar uma cara e um corpo para o antagonista. A primeira versão do traje foi pensada pelo estúdio Boss Film sob a supervisão de Steve Johnson que comentou ser impraticável gravar ao vivo nas locações.
“O que eles precisavam era de um personagem com pernas reptilianas dobradas para trás, braços estendidos…e eles ainda queriam filmar nas encostas lamacentas do México em selvas reais”, disse Steve. “Era fisicamente impossível de fazer. Eu disse a eles que não funcionaria”
O Predador está disponível no Disney+.