Claro, Kristen Stewart deve sua fama à saga Crepúsculo. Mas, assim como seu parceiro na tela, Robert Pattinson, a atriz de Bella nunca escondeu o fato de que se sente pouco familiarizada com a franquia e seu papel. Ambos já se libertaram com sucesso da imagem de estrelas adolescentes há muito tempo, mas levou tempo para a atriz chegar a esse ponto.
Embora Pattinson já tenha feito as pazes com a saga romântica de vampiros, Stewart ainda não está sem uma palavra crítica sobre os filmes Crepúsculo. Sua frustração por ser associada principalmente à série de fantasia pela maioria das pessoas remonta a 2009. Naquele ano, o primeiro longa da saga tinha apenas um ano, e Stewart ainda tinha quatro filmes pela frente. Em entrevista à Interview Magazine, a atriz, agora com 34 anos, disse:
O triste é que me sinto tão entediada porque todas as conversas que tenho hoje em dia começam com Crepúsculo — seja com alguém que estou conhecendo pela primeira vez ou com alguém que não vejo há algum tempo. A primeira coisa que quero dizer é: 'Isso é loucura! E não há absolutamente nada que eu possa fazer a respeito!'" Mas aí penso comigo mesma: 'Cala a boca!'
Kristen Stewart se sentiu pressionada por Crepúsculo
Quando Stewart assinou contrato para Crepúsculo, ela não tinha ideia de que faria um compromisso de quatro anos. Foi somente após o estrondoso sucesso da primeira parte, dirigida por Catherine Hardwicke, que desencadeou uma verdadeira onda de filmes para jovens adultos, que o estúdio decidiu filmar também os outros romances da saga de Stephenie Meyer.

Isso trouxe consigo mais problemas para Stewart: "Eu me sinto muito mais pressionada do que o normal para mim", disse a estrela de Love Lies Bleeding - O Amor Sangra. "Normalmente, é uma responsabilidade pessoal com o roteiro, o personagem e as pessoas com quem você está trabalhando que te motiva. Mas, neste caso, tenho uma responsabilidade não só com o roteiro, mas com todos os envolvidos pessoalmente nos livros."
Claro, não foi possível traduzir os livros, que são escritos da perspectiva de primeira pessoa de Bella. Mas o enorme sucesso de bilheteria das sequências (o final, Amanhecer 2, arrecadou mais de 829 milhões de dólares no mundo todo em 2012!) mostra claramente que as adaptações para o cinema também conquistaram os fãs dos livros.
Desde então, Stewart apareceu principalmente em filmes independentes e de autor, incluindo dois trabalhos de cada um dos diretores mestres Olivier Assayas (Personal Shopper) e David Cronenberg (Crimes do Futuro). Ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar em 2022 por sua interpretação de Lady Di no filme biográfico Spencer.
*Conteúdo Global AdoroCinema.