O Senhor dos Anéis: A pergunta que todo fã se fez quando viu O Retorno do Rei há mais de 20 anos!
Ana Pilato
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Por que Aragorn não fez isto na batalha final contra Sauron?

"Má ideia. Muito úteis nas dificuldades, esses senhores – apesar de estarem mortos." Ao ver Aragorn libertar o Exército dos Mortos de seu juramento e conceder-lhes liberdade, Gimli não pode deixar de expressar sua incompreensão, ecoando muitos espectadores que assistiram a O Retorno do Rei há mais de 20 anos.

Por que Aragorn libertou o Exército dos Mortos?

Estamos no final da terrível Batalha dos Campos de Pelennor, particularmente intensa, e vencida principalmente graças à ajuda dos fantasmas de Dunharrow, forçados por Aragorn a honrar seu juramento. Esses guerreiros, que uma vez prometeram lealdade a Isildur (ancestral de Aragorn) e não cumpriram o juramento, foram condenados a vagar indefinidamente por séculos até que reparassem seu erro.

Dada a eficácia deles na batalha contra as forças de Sauron, alguém poderia perguntar por que Aragorn não os manteve um pouco mais antes de libertá-los, e por que ele não pediu que o acompanhassem até os portões de Mordor para sua batalha final?

New Line Cinema

Uma batalha muito diferente nos livros

Como um artigo do Collider aponta, as coisas não aconteceram da mesma maneira nas obras originais de J.R.R. Tolkien. Nos livros, os mortos nunca pisaram na Batalha dos Campos de Pelennor. Convocados por Aragorn, eles serviram exclusivamente para derrotar a frota dos piratas de Umbar, da qual o herdeiro de Isildur conseguiu tomar posse com seus homens da Companhia Cinzenta após ter libertado os fantasmas de seu juramento.

Entre as páginas de Tolkien, o Exército dos Mortos, portanto, se retirou da trama muito antes. Mas a questão permanece: por que não explorar ao máximo esse formidável recurso?

Com base nas informações disponíveis, é razoável supor que o juramento em questão envolveu os Mortos participando de uma única batalha, representando aquela que eles se recusaram a participar séculos antes. Aragorn, sendo um homem honrado, teria decidido não explorá-los mais.

Um risco para a batalha final?

Além disso, como certos argumentos de fãs apontam, a presença de fantasmas perto de Sauron (cuja capacidade de controlar espectros é conhecida) poderia ter representado um perigo real para o exército de Gondor – e até mesmo se voltado contra ele.

facebook Tweet
Links relacionados