Famoso por títulos como Rastros de Ódio, No Tempo das Diligências e Três Homens em Conflito, o faroeste foi um gênero marcante em décadas passadas, apresentando produções geralmente estreladas por cowboys, bandidos, xerifes e outros tipos de pistoleiros. Com base nesse sucesso, a Hollywood moderna, volta e meia, também dá à luz títulos de excelência para o gênero, como no caso do longa-metragem Retorno da Lenda.
Intitulado originalmente Old Henry, a trama acompanha um viúvo que cautelosamente acolhe um homem ferido com uma bolsa de dinheiro. Assim, quando um grupo de pessoas que afirmam ser a lei vem atrás do rapaz, o fazendeiro deve decidir em quem confiar, defendendo um cerco à sua propriedade - e mostrando que sua identidade é mais misteriosa do que aparenta.
Hoje no streaming: Um dos melhores faroestes da história, com John Wayne e indicado a 2 prêmios OscarUM CLÁSSICO MODERNO
Apresentado inicialmente no Festival de Cinema de Veneza de 2021, Retorno da Lenda é escrito e dirigido pelo pouco conhecido cineasta Potsy Ponciroli, que montou um elenco liderado pelo sempre confiável Tim Blake Nelson. Nomes como Scott Haze, Gavin Lewis, Trace Adkins e Stephen Dorff também estão presentes, todos bastante elogiados pela crítica.
Infelizmente, a produção contou com uma distribuição relativamente limitada, não chegando a ser exibido nas grandes salas de cinema brasileiras. Atualmente, o filme está disponível para streaming na Netflix, assim como para aluguel e compra no Prime Video.
Em Retorno da Lenda, o espectador encontrará poucos personagens e cenários limitados a uma fazenda, causando um sentimento de isolamento. O ritmo lento da narrativa permite que os personagens alcancem uma naturalidade cinematográfica eficaz, entregando algo próximo do proposto pelos faroestes mais clássicos.
No Rotten Tomatoes, Retorno da Lenda alcança 94% da aprovação da imprensa especializada, assim como 92% por parte do público em geral. O consenso é de que, às vezes, Hollywood consegue fazer “as coisas como antigamente”, tornando a obra “um verdadeiro deleite para os fãs dos faroestes tradicionais”.