Ele é, sem dúvida, uma das figuras essenciais da lendária saga criada por J.R.R. Tolkien e adaptada para o cinema por Peter Jackson. Herdeiro legítimo do trono de Gondor, descendente de Elendil e Isildur, inestimável companheiro de armas e de viagem para Frodo, membro eminente da Sociedade do Anel, Aragorn é um dos principais pilares da trilogia.
Mas o que ele fazia antes de cruzar o caminho dos Hobbits na estalagem do Pônei Saltitante, de protegê-los contra os temíveis espectros do Anel e de participar das heroicas batalhas do Abismo de Helm, dos Campos do Pelennor e do Portão Negro?
O nascimento de Aragorn
Como frequentemente acontece - e mesmo que os longas-metragens de Peter Jackson nos deem algumas informações preciosas sobre o passado de Aragorn - é melhor mergulhar nas páginas de Tolkien para explorar as origens do personagem.
Foi no ano 2931 da Terceira Era (em 1º de março, mais precisamente) que Aragorn nasceu. Ele é filho de Arathorn (o distante descendente dos reis de Númenor e então chefe dos Dúnedain, também chamados de Guardas) e de Gilraen.
Aragorn passa os primeiros meses de sua vida junto a seu povo, nas terras selvagens do Noroeste da Terra-média, em Eriador. Mas quando tinha apenas dois anos, seu pai é morto lutando contra Orcs. Após essa tragédia, a mãe de Aragorn se refugia com seu filho em Valfenda, na casa do Elfo Elrond, onde pede a este que cuide da criança.

Juventude em Valfenda
É, portanto, junto aos Elfos (com os quais compartilha uma herança muito distante, já que seu ancestral Elros era irmão de Elrond) que Aragorn cresce no maior segredo, ignorando ele mesmo tudo sobre seu destino real. Ele então leva o apelido de Estel, que significa "esperança" em élfico-cinzento.
Aos 20 anos, dois eventos principais vêm mudar a vida de Aragorn: primeiro, Elrond lhe revela suas verdadeiras origens e lhe ensina que seu destino é sentar-se no trono de Gondor, entregando-lhe imediatamente os fragmentos da espada Narsil que pertencia a Elendil (diferentemente do que vemos nos filmes, onde ele a recupera bem mais tarde). Em seguida, ele conhece Arwen, a filha de seu protetor, e se apaixona perdidamente por ela.

Pelos caminhos da Terra-média
Mas ainda se passam 67 anos entre esse período e os eventos descritos em O Senhor dos Anéis, pois é aos 87 anos que Aragorn jura lealdade a Frodo. Nesse meio tempo, aquele que é chamado de Thorongil ("águia da estrela") em Gondor percorre até o menor caminho da Terra-média, combatendo cada um dos servos do Inimigo que cruza seu caminho.
Participando de várias batalhas ao lado dos Homens de Rohan e Gondor, ele também encontra um certo Mago chamado Gandalf e se torna amigo dele. Entre múltiplas viagens e aventuras, ele reencontra Arwen no reino de Lórien, e os dois se prometem um ao outro. Como prova e presente, Aragorn oferece à sua noiva o Anel de Barahir, que vem de seus ancestrais.

A caçada a Gollum
Cerca de vinte anos antes do início da busca de Frodo, Aragorn vasculha meticulosamente o vale do Anduin com uma nova missão confiada por Gandalf: encontrar Gollum, uma misteriosa criatura que parece estranhamente ligada ao Anel Único de Sauron, perdido há séculos. Infelizmente, quando o Guarda finalmente consegue capturar sua presa perto do Pântano dos Mortos, descobre que este já compartilhou todas as suas informações com o Inimigo, em Mordor.
Ele então empreende uma longa jornada com Gollum para entregar a miserável criatura à guarda dos Elfos da Floresta das Trevas, assim como aos interrogatórios musculosos de Gandalf. (Há uma grande chance de que esses eventos estejam no centro do futuro longa-metragem dedicado a Gollum e recentemente anunciado por Andy Serkis.)
Depois de vigiar longamente o Condado a pedido de Gandalf, Aragorn acaba por intervir diretamente na busca de Frodo e se apresentar ao Hobbit na vila de Bree, na Estalagem do Pônei Saltitante, oferecendo seus conselhos e serviços para escoltá-lo até Valfenda.
O resto, você já conhece.
Você conhece outras informações importantes sobre o passado de Aragorn?