Com 60 anos de carreira, dois Oscars e a honra de ter trabalhado para alguns dos maiores cineastas de Hollywood, podemos dizer que Robert De Niro é um dos maiores atores da história.
Aos 81 anos, a lenda viva de Hollywood continua na ativa e, a partir desta quinta-feira, 20 de março, retorna aos cinemas com a estreia de seu novo filme, The Alto Knights: Máfia e Poder, dirigido por Barry Levinson. Além disso, em 2025, Robert De Niro estrelou uma minissérie na Netflix, Dia Zero, que ficou entre as ficções mais assistidas da plataforma nos primeiros meses do ano.
No geral, a filmografia de De Niro não é exatamente curta, e não há dúvidas de que o ator está em plena forma: sua última indicação ao Oscar, na verdade, é bem recente, já que ele foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese.
Dia Zero: O que significa o título da série da Netflix com Robert De Niro?Ele já havia sido indicado duas vezes, vencendo a primeira vez, como Melhor Ator Coadjuvante em O Poderoso Chefão 2, e em 1981 por Touro Indomável, dirigido por Scorsese. No entanto, nenhum deles é o longa-metragem melhor avaliado da carreira de Robert De Niro. Segundo as classificações no Rotten Tomatoes, essa honra vai para Brazil, o Filme, uma ficção científica distópica de 1985, dirigida por Terry Gilliam.
Ambientado em um mundo distópico onde a sociedade vive em absoluta dependência da tecnologia, acompanhamos Sam Lowry (Jonathan Pryce), um funcionário público de baixa patente que percebe um terrível erro administrativo: eles confundiram o sobrenome de um homem suspeito de terrorismo com o de um cidadão inocente.
Como resultado, prenderam o homem errado, que morreu durante o interrogatório, enquanto o verdadeiro suspeito continua foragido.

O filme — uma comédia de humor ácido, que também serviu como uma sátira à sociedade contemporânea — foi um sucesso na Europa, ganhando dois BAFTAs, mas não triunfou tanto nos Estados Unidos, o que fez com que não arrecadasse o suficiente comercialmente para ser lucrativo.
No entanto, com o tempo, Brazil, o Filme se tornaria um longa-metragem cult, e seus 98% no Rotten Tomatoes o tornam o filme mais bem-avaliado de Robert De Niro.
*Conteúdo Global do AdoroCinema