Em Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, os franceses Christian Clavier e Gérard Depardieu interpretam os papéis principais, além de Jamel Debbouze, que aparece como o arquiteto egípcio Numerobis. Uma mistura louca que só o diretor Alain Chabat poderia se arriscar, sendo este seu segundo longa-metragem após Didier em 1997.
Mas o protagonista Christian Clavier guarda uma lembrança mista das filmagens deste que se tornou um clássico para toda uma geração:
"Você me pergunta o que eu senti..."
"Não sei se o diretor realmente queria fazer o filme comigo", ele confidenciou à BFMTV, antes de acrescentar, diante da insistência do jornalista: "Você me pergunta o que eu senti e acho que havia algo disso".

O "espírito Canal" (para dizer rapidamente) misturado ao espírito de René Goscinny e à estética de Albert Uderzo agradou a muitos (o filme fez 14,55 milhões de espectadores, 5 milhões a mais que o anterior), mas também irritou alguns, que criticaram essa nova geração de humoristas que veio "fazer seu show" no filme de Alain Chabat, descaracterizando o ambiente da história em quadrinhos original.
De qualquer forma, Christian Clavier, com 49 anos na época das filmagens, parece ter se sentido um pouco sozinho no set nessa atmosfera de colônia de férias.
"Tenho uma lembrança mista"
Ao microfone da Télé Loisirs (citado pela Melty), aquele que foi Katia em Papai Noel É um Picareta confessou: "Tenho uma lembrança mista dos Asterix em que atuei. São filmes com efeitos especiais. Passamos dias esperando no deserto para fazer passar uma bola grande e você diz uma única fala em oito horas. Felizmente eu tinha como companheiro Gérard Depardieu, com quem tive conversas profundas".

O Asterix anterior, Asterix e Obelix contra César, era uma comédia com uma atmosfera mais clássica, com atores experientes e alguns até envelhecendo, onde as piadas se baseavam mais em situações do que em diálogos referenciados e invenções visuais. Mas esse primeiro filme, dirigido por Claude Zidi, também era complicado para Christian Clavier, pois ele precisava encontrar o personagem de Asterix:
"Foi uma filmagem mais complexa", comenta ele, ainda à BFMTV: "Asterix é um personagem complexo de interpretar, porque não há nada para interpretar. Depois, são filmes que agradam muito e que fiquei feliz em fazer. A dupla emblemática que formei com Gérard serviu muito a Asterix e Obelix. Foi bom."

Uma coisa é certa, após Missão Cleópatra, Christian Clavier não voltou como Asterix apesar de vários projetos lançados. Seria preciso esperar até 2018 para que seu amigo Alexandre Astier o convença a retornar para o filme de animação Asterix: O Segredo da Poção Mágica. Alain Chabat não o chamou de volta para sua minissérie de animação para a Netflix, e ele mesmo fará a voz do pequeno gaulês.
*Conteúdo Global do AdoroCinema