Ela foi a estrela de O Segredo do Abismo, Marian em Robin Hood e irmã de Tony Montana: O que aconteceu com Mary Elizabeth Mastrantonio?
Evelyn Souza
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Mastrantonio recebeu uma indicação ao Oscar por seu terceiro papel ao lado de Tom Cruise em um filme de Martin Scorsese, mas depois tudo ficou quieto em torno da atriz. O que ela está fazendo hoje?

Qualquer pessoa que cresceu nos anos 80 ou 90, ou assistiu filmes suficientes dessas duas décadas, conhece o rosto de Mary Elizabeth Mastrantonio. Ela interpretou a irmã de Tony Montana em Scarface, apareceu em A Cor do Dinheiro, de Martin Scorsese, ao lado de Tom Cruise e Paul Newman, assumiu o papel principal na ficção científica subaquática de James Cameron, O Segredo do Abismo e viveu Lady Marian na aventura de Kevin Costner, Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões.

Mas depois de aparecer ao lado de George Clooney e Mark Wahlberg no filme-catástrofe Mar em Fúria, no início dos anos 2000, as coisas de repente ficaram calmas para a atriz, agora com 66 anos. Afinal, o que aconteceu com ela?

Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
Data de lançamento 1 de junho de 2022 | 2h 20min
Criador(es): Kevin Reynolds
Com Kevin Costner, Morgan Freeman, Alan Rickman
Usuários
4,2
Assista agora na Max

Mary Elizabeth Mastrantonio mudou do cinema para a televisão

Mastrantonio recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua terceira aparição no cinema (em A Cor do Dinheiro), e poderíamos pensar que ela tinha um futuro brilhante em Hollywood. No entanto, a estrela de Jogos de Adultos disse adeus ao mundo do cinema em meados dos anos 2000 – para atuar exclusivamente em séries de TV.

Ela teve papéis recorrentes em Without a Trace, Law & Order: Criminal Intent e Limitless, mas apenas por uma temporada cada. Durante três anos Mary Elizabeth fez parte do elenco da série policial da NBC Blindspot e também apareceu em produções como Grimm e O Justiceiro da Marvel.

Nem Blade Runner, nem Aniquilação: Essa é a ficção científica mais injustiçada do cinema

Desde o fim de Blindspot, Mastrantonio não aceitou mais nenhuma oferta de filme ou série. No entanto, ela não ficou completamente inativa: em 2022, por exemplo, a atriz apareceu no palco em Seattle no drama de Henrik Ibsen, Ghosts, junto com David Strathairn (Um Lugar Bem Longe Daqui). Mary Elizabeth, que também é cantora de cabaré, dedica o resto do tempo à família: ela mora em Londres com o marido (diretor de Doce Novembro, Pat O'Connor) e seus quatro filhos.

É por isso que a estrela de Hollywood está dando um passo para trás hoje

Já em 2009, a atriz expressou certa ambivalência sobre sua profissão: "Atualmente estou interpretando Beatrice em A View From The Bridge [uma peça de Arthur Miller]", disse Mastrantonio em entrevista ao The Guardian. "Achei que conseguiria lidar com tudo — a maternidade e o papel — mas estou tão cansada."

Mary Elizabeth Mastrantonio e Kevin Costner em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões Warner Bros.
Mary Elizabeth Mastrantonio e Kevin Costner em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões

Ao mesmo tempo, ela nunca pensou em desistir completamente de sua carreira: "Atuar me assusta, me desafia - pode-se dizer que preenche todas as minhas necessidades. É isso que eu faço. Quando eu era mais jovem, atuar me ajudou a entender a vida. E se, por exemplo, eu choro na frente de 100 pessoas e isso ajuda outras pessoas a entender as coisas, bem, é por isso que estou aqui."

Mastrantonio parece ter tirado suas conclusões desse conflito interno – ela está adotando uma abordagem mais relaxada no geral, mas ainda retorna esporadicamente ao palco (e talvez até mesmo à frente das câmeras novamente em algum momento) para seguir seu chamado.

facebook Tweet
Links relacionados