Não há dúvidas de que Highlander conquistou um lugar imortal na cultura pop - embora a saga de fantasia tenha entrado em um declínio muito rápido e muito claro após o excelente primeiro filme. Não à toa, Highlander II - A Ressurreição é considerado uma das sequências mais impopulares de todos os tempos.
No entanto, nada disso pode abalar o status cult do original de 1986. Cheio de movimentos de câmera rápidos e lutas de espadas dramáticas, o filme respira o espírito puro dos anos 80 graças à fumaça, tubos de neon e faíscas brilhantes - o que, claro, também se deve à magnífica música da banda Queen.

O foco de Highlander é Connor MacLeod (Christopher Lambert), que é mortalmente ferido em uma batalha entre clãs escoceses em 1536, mas não morre. Ele descobre com o espadachim Juan Sánchez-Villalobos Ramírez (Sean Connery) que ambos pertencem a um grupo de pessoas que só podem ser mortas cortando suas cabeças.
Então MacLeod ainda está vivo em 1985, onde as batalhas estão lenta mas seguramente chegando ao seu clímax. MacLeod deve impedir que os Kurgan matem todos os outros imortais e tomem seu poder inerente.

Uma nova versão com Henry Cavill
Depois de cinco sequências ruins, na melhor das hipóteses, e três séries de TV medianas, a franquia Highlander pode muito em breve experimentar uma melhora qualitativa. O diretor de John Wick, Chad Stahelski, e a ex-estrela de The Witcher, Henry Cavill, estão trabalhando em um novo filme de Highlander há algum tempo.
No entanto, não foi explicitamente planejado que fosse um remake do original de 1986, mas sim um novo filme que (se for bem-sucedido) lançaria as bases para um novo universo. E como Cavill revelou recentemente, a ação da luta de espadas irá ofuscar tudo o que veio antes.
O primeiro Higlander está disponível para aluguel no Apple TV.